Ensino

I Seminário sobre Sistema Prisional será realizado na UPF

11/10/2018

10:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) promove, nos dias 24 e 25 de outubro, o I Seminário sobre Sistema Prisional: diálogos do cárcere. O evento, que acontece no salão de atos da Unidade Acadêmica, no Campus I da UPF, é constituído por painéis e objetiva apresentar um panorama da realidade prisional a partir do olhar dos diversos atores que permeiam esse sistema, abordando de forma multidisciplinar e prática as vivências de cada um nesses espaços.

A programação na quarta-feira, dia 24, inicia às 13h30min, com a atividade Direito em Vídeo: documentário do Presídio Central, a qual terá a presença do sargento do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Márcio Maggione. À noite, às 19h30min, ocorre o painel “A execução criminal”, com a juíza da Vara Regional de Execução Criminal de Passo Fundo, Dra. Lisiane Marques Pires Sasso; com o promotor de justiça da Execução Criminal, Dr. Marcelo Juliano Silveira Pires; com o defensor público, Dr. Ernani Riboldi Dal Pupo; com o diretor do Presídio Regional de Passo Fundo, Renato Garlet; e com o juíz de Direito, ex-superintendente da Susepe e presidente do Conselho Penitenciário do estado do Rio Grande do Sul, Dr. Renato Peixoto.

Na quinta-feira, dia 25, às 8h30min, haverá o painel “Sistema APACs”, com o procurador de justiça do estado do Rio Grande do Sul, Dr. Gilmar Bortolotto; e com o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major Darci Bugs Junior. Em seguida, está previsto um novo painel, sobre a temática “Políticas públicas para população LGBT no cárcere”. O coordenador estadual de Diversidade Sexual do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Douglas D’Avila, versará a respeito do tema.

No turno da noite, às 19h30min, acontece o painel “Tratamento penal no cárcere”, com a assistente social do Presídio Regional de Passo Fundo, Leda Mara de Souza; com a psicóloga da 4ª DPR-Susepe, Priscila Corazza Simões; e com o doutorando da Universidade de Buenos Aires, Oliverio Rosado. Logo após, ocorre o painel “O papel das instituições no sistema prisional: programas de apoio a egressas”, com o advogado e presidente da Federação dos Conselhos de Comunidade do Rio Grande do Sul, Dr. Nilton Ribeiro de Caldas; com a assistente social e membro do Conselho da Comunidade de Erechim, Marli Estela Schoneweiss Vasconcelos; e com a advogada, Me. Marilin Soares Sperandio.

O I Seminário sobre Sistema Prisional: diálogos do cárcere também será composto pelas galerias de exposição “Artesanatos confeccionados nas duas casas prisionais”, “Materiais apreendidos nas operações” e “Fotos do cárcere”.

Inscrições
Interessados em participar devem se inscrever pelo sistema de inscrições UPF. O custo para acadêmicos da UPF é de R$ 25,00, e para o público em geral, R$ 30,00. Serão entregues certificados de 20 horas complementares.