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Grupos de Trabalho retomam encontros em vista do processo coletivo de reforma curricular

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Diretores, coordenadores de curso, coordenadores de áreas institucionais, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), professores e encarregados de Unidades participaram, na tarde da última quarta-feira, 1º de julho, de um encontro virtual que marcou a retomada das ações relacionadas aos Grupos de Trabalho (GTs) envolvidos com as reformas curriculares na Universidade de Passo Fundo (UPF). Liderados pelo vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, os participantes refletiram sobre a temática da organização curricular a partir de competências.

De acordo com Casagranda, o encontro teve como principais objetivos: aprofundar o conceito de competência; analisar o significado de um currículo construído por competências, considerando seus alcances e limites; e alinhar, institucionalmente, a compreensão do conceito, de forma a evitar a polissemia que o termo pode suscitar.

 Encontro virtual que marcou a retomada das ações relacionadas aos GTs
 envolvidos com as reformas curriculares

Para o vice-reitor, o encontro foi duplamente importante. Primeiro, por retomar o trabalho dos GTs, recolocando no horizonte a necessidade de discutir os novos currículos, à luz das diretrizes institucionais; segundo, por colocar em pauta um tema fundamental para os novos projetos pedagógicos. “Queremos, por meio dessa elucidação e através do aprofundamento crítico do conceito, oportunizar aos acadêmicos um currículo diferenciado, não apenas adaptado às exigências do mercado, ou ao espírito pragmático da sociedade, mas capaz de oportunizar uma formação que seja um contraponto ao modelo que se constrói somente a partir do senso comum da sociedade”, pontuou. Para tanto, destacou a necessidade de se pensar a formação a partir dos princípios de atuação na comunidade, de formação técnica e científica, de formação geral e humanística e, por fim, de formação interdisciplinar.

Os professores Dra. Claudia Toldo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e Dr. Claudio Dalbosco, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) conduziram a reflexão teórica, seguida de debate. Os participantes também participaram de uma dinâmica, a partir de palavras-chaves, buscando responder ao questionamento sobre competências comuns a serem desenvolvidas nos estudantes da UPF. 

Na quinta-feira, dia 2, outro encontro ocorreu entre os membros dos GTs, voltado, na oportunidade, à reorganização do processo de reforma curricular. Foram apresentados a nova metodologia de trabalho e o cronograma de encontros, além de se pontuar, ainda, a temática da elaboração orçamentária dos novos PPCs, com a participação da equipe da Vice-Reitoria Administrativa, que apresentou nova dinâmica a ser utilizada a este propósito. 

Seguindo com o cronograma acordado, nesta semana, os GTs voltam a se reunir na próxima quarta-feira, dia 8 de julho, a partir das 14h, em videoconferência, com o objetivo de retomar e sistematizar a temática das competências inerentes a cada grupo de cursos afins e, igualmente, avançar na discussão dos componentes curriculares, em diálogo com a UPFOnline.