Pesquisa e Inovação

Ferramenta para a inovação no Estado: UPF integra ecossistema que descentraliza ações

22/12/2022

13:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Relatório da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS aponta o UPF Parque, por meio dos seus projetos, como um importante ator na consolidação da inovação no estado

Lançada recentemente, o “Avançar na Inovação no RS” é uma publicação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado que destaca as ações e iniciativas que levaram o Rio Grande do Sul a ser, pela segunda vez, o estado mais inovador do Brasil. A colocação consta no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Parceira da SICT em vários projetos, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque, é destaque no relatório e aponta como uma importante ferramenta na descentralização de políticas públicas e desenvolvimento no interior. O documento destaca dois projetos do Parque: o Agrotech Norte e o Startup Lab. 

Conforme a gestora do espaço, Dra. Teofanes Foresti Girardi , ao longo do último ano a UPF, bem como o Parque, buscaram um posicionamento ativo não apenas localmente, mas focando em ações de impacto regional e nacional. “Esses esforços, colocados em prática através de projetos cujos resultados são sentidos e vistos na comunidade, levaram e produziram inovação, gerando renda, emprego e capital intelectual para Passo Fundo e para todo o Estado”, relata. 

A publicação apresenta um panorama de ações sistêmicas e programas transversais que atuam para colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do estado, como o novo marco legal da inovação e os investimentos de R$ 112,3 milhões do programa Avançar na Inovação, que são utilizados para estruturar e incentivar a área de inovação, ciência e tecnologia no RS. 

Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a inserção da Universidade junto aos grandes feitos do Estado para a área da inovação e tecnologia reforçam o compromisso da Instituição na produção de conhecimento e na geração de resultados para a comunidade. “A Universidade vem se reinventando ao longo dos anos e esses processos transformadores ocorrem interna e externamente. Como resultado, somamos cada vez mais parcerias, projetos e ações com a iniciativa pública e privada, e um exemplo dessas relações está na inovação. Por meio do UPF Parque, temos os elementos necessários para gerar o conhecimento, assim como produtos e serviços que serão recebidos pela sociedade. É um trabalho coletivo e contínuo que seguiremos realizando”, observou.

A inserção da Universidade, de forma mais efetiva, nos ecossistemas de inovação, faz parte de uma transformação iniciada já há algum tempo. De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, ao figurar em um documento do Estado, ao lado de importantes parceiros que fomentam a inovação e tecnologia no Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo consolida uma etapa de mudanças. “A produção do conhecimento está na essência do que a Universidade é. Esse exercício contínuo, feito pelos professores, estudantes e pelo envolvimento com a comunidade, por meio de várias parcerias com entidades e empresas das mais variadas áreas, traz resultados que podem ser sentidos pela sociedade. Nosso objetivo, ao somar esforços para produzir inovação e buscar novas tecnologias, é ser, cada vez mais, uma ferramenta ativa na vida das pessoas e participar dos processos que trazem desenvolvimento para o Estado e para o país”, frisou. 

O Avançar na Inovação no RS, que pode ser acessado aqui, também traz um conjunto de propostas que formam os alicerces de um novo ciclo de desenvolvimento gaúcho, referente aos próximos quatro anos. Composto por 10 eixos estratégicos, ele envolve uma rede fortalecida de startups, agronegócio mais competitivo, geração de energias renováveis, tecnologia na educação, cidades digitais e outras iniciativas.