Geral

Exposição na Galeria Estação da Arte resgata a importância da Gare

12/08/2019

18:19

Por: Produção: Assessoria de Comunicação IHPF Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

A exposição “Passo Fundo em tinta e papel” inaugura no dia 13 de agosto na Galeria Estação da Arte, localizada junto à Gare. Organizada pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), a exposição apresenta aquarelas produzidas pelo arquiteto e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Luiz Carlos Barbieux Oliveira. 

Conforme o professor, a maioria das aquarelas representa a própria Gare. “É um local histórico de Passo Fundo. Foi o que alavancou o desenvolvimento na época”, explica Oliveira.  O arquiteto começou a produzir os desenhos como um passatempo e hoje conta com mais de cinquenta reproduções. Elas são baseadas em fotografias antigas e na observação do artista. “Tem dos tempos atuais e outras mais antigas, de lugares que não existem mais, como eram os ambientes antigos”, conta o professor.  Essa é sua segunda exposição em parceria com o IHPF e seu objetivo é continuar divulgando os desenhos. “Isso é importante para a cidade, essa parte da memória arquitetônica, como surgiu e como era, isso é interessante”, afirma. 

A atividade é a primeira exposição externa recebida pela Galeria Estação da Arte, inaugurada em julho. Ela é resultado de uma parceria estabelecida entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, a Setorial de Patrimônio Material, Imaterial, Arquitetura e Urbanismo, a Secretaria de Cultura de Passo Fundo, o artista e o IHPF. 

Instituto Histórico de Passo Fundo
O Instituto Histórico de Passo Fundo é uma entidade sem fins lucrativos. Seu objetivo é estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos. O Instituto também coleta documentos e acervos, tornando-os acessíveis à comunidade passo-fundense. Atualmente, a entidade conta com mais de 15 mil páginas de documentação em seu acervo, localizado desde 2017 em sua sede definitiva, nomeada Dr. Carlos e Celina Madalosso. O IHPF é formado por interessados na história local e regional e completou 65 anos em 2019.

Serviço
A inauguração da exposição será no dia 13 de agosto, a partir das 18h30min, na Galeria Estação da Arte, localizada junto à Gare - Estação Gastronômica. O desenhista  Luiz Carlos Barbieux Oliveira estará presente no evento e contará detalhes sobre as obras. A exposição seguirá até o dia 30 de agosto.