Notícias UPF

Exposição “Histórias de outros Carnavais” será realizada no Passo Fundo Shopping

  • Por: Assessoria de Imprensa

Mostra reúne acervos da Prefeitura, Instituto Histórico de Passo Fundo e dos museus Histórico Regional (MHR) e de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS)

Carnaval em 1928

Relembrar e reviver momentos dos carnavais de Passo Fundo é o objetivo da Exposição Histórias de outros Carnavais, que ocorre no Passo Fundo Shopping, de 12 a 21 de fevereiro, na Praça de Eventos. A iniciativa é da Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, Instituto Histórico de Passo Fundo, museus Histórico Regional e de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MHR/MAVRS/UPF), em parceria com o Passo Fundo Shopping.

Carnaval em 1939

Na exposição, painéis fotográficos reúnem momentos marcantes da festa na cidade, com imagens que retratam homens, mulheres, crianças, blocos de rua, reis, rainhas, carros alegóricos, desfiles de escolas de samba e brincadeiras. O primeiro registro é de 1911, com a fundação do cordão carnavalesco Mão Negra. A partir da década de 1920, a cidade vê surgir diversos blocos de carnaval como: 1925, o Bloco 21, que representava o Sport Club Gaúcho e o Bloco 25, que correspondia ao Clube Comercial e o Grêmio Recreativo e Esportivo 14 de Julho. Já em 1926, o Bloco 25 realizou o “baile das Marquesinhas”, uma festa de Carnaval no salão do cinema da cidade.
 
Na década de 1950 se funda a primeira escola de samba de Passo Fundo, por iniciativa do clube Visconde do Rio Branco. Logo depois, em 1953, surge a Sociedade Recreativa Garotos da Batucada. Já na década de 1970, novas escolas de samba são fundadas como a Bonsucesso, em 1971, e a Particulares do Ritmo, em 1977. 
 
Serviço:
O que:
Exposição Histórias de outros Carnavais
Quando: 12 a 21 de fevereiro
Onde: Praça de Eventos do Passo Fundo Shopping
Horário: Conforme funcionamento do shopping:
Segunda a sábado: Lojas e quiosques: 10h às 22h /Alimentação: 10h às 22h
Domingos e feriados: Lojas e quiosques: 14h às 20h /Alimentação: 11h às 22h
GRATUITO