Pesquisa e Inovação

Experiências e projetos da UPF e Green Office são apresentados na África

20/05/2022

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Professora Dra. Luciana Brandli, líder nacional do projeto Climate-U, representou a Universidade em uma semana de encontros no continente africano

Visitas em escolas, trocas de experiências e conhecimentos. Durante uma semana, a professora Dra. Luciana Londero Brandli esteve em Meru, Nairobi e Kissi, no continente africano, que integram as ações do projeto Climate-U – Tranformando universidades para um clima de mudança. Luciana participou das agendas como líder nacional do projeto e representante da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Green Office.

Durante os encontros, a professora apresentou o projeto Green Office aos reitores, professores e alunos de cada universidade visitada. Além disso, foram realizadas visitas em uma escola da região onde o projeto Climate-U está atuando para ensinar às crianças a importância das mudanças climáticas. Segundo Luciana, a escola já tem como meta o plantio de 1000 árvores em seus espaços.

Também foram realizadas visitas de campo para conhecer a experiência de moradores com o uso de um fogão de baixo custo e baixa geração de CO2 na queima, iniciativa proposta pelo projeto Climate-U. “Este projeto visa gerar uma contribuição significativa para enfrentar os desafios das mudanças climáticas no Brasil, Fiji e Quênia através de processos de mitigação (abordando as origens das mudanças climáticas) e adaptação (respondendo a seus efeitos destrutivos). Em particular, isso será feito por meio do aprimoramento da capacidade das universidades em contribuir positivamente para suas sociedades e do fortalecimento de suas parcerias com comunidades vulneráveis. O aprendizado gerado pelo projeto também será relevante para o Reino Unido e para outros países ao redor do mundo que estão engajados de maneiras distintas com os impactos das mudanças climáticas”, comenta Brandli.

A coordenadora do Green Office ressalta que existem quatro formas principais de impacto geradas por este projeto de pesquisa: as iniciativas a serem implementadas diretamente pelos grupos de pesquisa-ação participativa (PAR); o amplo impacto nas universidades participantes; o engajamento com os sistemas nacionais de ensino superior; e o engajamento com redes internacionais de universidades.

A equipe do Climate-U finalizou a jornada discutindo os próximos caminhos do projeto que termina em janeiro de 2023. Ainda, foram discutidos os impactos do projeto até então em cada uma das universidades participantes. 

Participaram das atividades, além da professora Luciana, o coordenador geral da pesquisa, professor Dr. Tristan McCowin (University College London), professor Alexandre Apsan Frediani (International Institute for Environment and Development (IIED)) e os demais líderes nacionais, de Fiji, professora Dra. Roseana Lagi (USP) e de Nairobi, professor Dr. Jacklini Nyerere (Kenyatta University). As visitas ocorreram na Kenya Methodist University (KeMU), na cidade de Meru; Kenyatta University (KU), em Nairobi e Kissi University (KSU), em Kissi.