Ensino

Evento na área de odontologia reúne palestrantes internacionais

23/07/2019

17:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

55⁰ Encontro Anual do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF reunindo profissionais da odontologia de todo o país

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto), em conjunto com o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) deu início nessa segunda-feira, 22 de junho, ao 55⁰ Encontro Anual do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários. A solenidade de abertura contou com a apresentação da Big Band Comunitária e ocorreu no Centro de Eventos, Campus I UPF, reunindo profissionais da área, acadêmicos e lideranças. 

De acordo com o presidente do 55⁰ Encontro e vice-presidente do GBMD, professor Dr. Álvaro 
Della Bona o evento é realizado há 55 anos, sendo o mais antigo da área da odontologia no Brasil. “ Pela primeira vez o evento está em Passo Fundo tendo a organização do PPGOdonto. Estamos fazendo um evento de sucesso, com mais de 350 inscritos, o que é muito bom”, explicou. 

Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, é uma alegria a UPF promover um evento com essa importância. “Isso é importantíssimo para a Instituição, acho que esse é o que fato que buscamos com todos os programas de Pós-Graduação em fazer um evento de caráter nacional, com palestrantes internacionais.  Acho que todos os programas têm que buscar esse tipo de amadurecimento e o PPGOdonto está de parabéns”, destacou o professor.  

Diversas autoridades participaram da solenidade de abertura, como o presidente do GBMD, Dr. Murilo Baena Lopes; o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Souza Nunes; o diretor da Faculdade de Odontologia da UPF, Dr. Carlos Roberto Lago; a coordenadora da área da Capes, Dra. Altair A. Del Bel Cury; o diretor presidente da Fapergs, Odir Dellagostin; além de demais professores e representantes de instituições.

Evento
O tema central do Encontro são os materiais dentários, contudo, assuntos relacionados a biomateriais, polímeros, cerâmicas, e demais assuntos que envolvem inovação e odontologia também são tratados durante o congresso. “O GBMD é um dos grupos mais organizados em termos de associação de pesquisadores, ele é um evento muito tradicional que vai ao encontro da pós-graduação, uma vez que é um evento em que são apresentados os trabalhos desenvolvidos muito antes de ter os cursos de pós-graduação. Dessa vez ele veio para Passo Fundo, acho muito importante porque há uma interiorização de um evento do porte deste que é reconhecido mundialmente”, disse a coordenadora de área da Capes. 

O diretor da Fapergs também destaca a importância do evento “A Fapergs apoia financeiramente a organização de eventos científicos em todo o Rio Grande do Sul, anualmente são apoiados em torno de 100 eventos nas diferentes áreas e esse é uma das propostas que foi encaminhada para entidade, achamos relevante o assunto extremamente meritório”, destacou o diretor presidente da Fapergs. 

O evento ocorre até a próxima quinta-feira, dia 25 de julho, com uma programação diversificada. Após a solenidade de abertura ocorreu a palestra sobre “Alternativas à química convencional de polímeros para materiais restauradores”, com a pesquisadora da Oregon Health & Science University - USA, Carmem Pfeifer. “ Minha palestra é voltada para material restaurador, em palavras bem simples é aquela massinha que o dentista usa para fazer a restauração do dente. A gente quer que dure bastante tempo e essas restaurações infelizmente duram cerca de 10 anos. O nosso trabalho, é para que esses materiais se tornem mais resistentes para durarem mais tempo e a importância disso para os profissionais é que não precisar repetir as restaurações tão frequentemente”, explicou Carmen. 

A programação completa do 55⁰ Encontro Anual do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários pode ser acessada aqui .

 

Galeria de Vídeos