Pesquisa e Inovação

Etools/UPF desenvolve aplicativo pioneiro para calcular perfis de aço

14/05/2019

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Software foi desenvolvido por professores e acadêmico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura

O projeto E-tools, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), desenvolveu mais uma ferramenta educacional. O aplicativo Android para calcular perfis de aço formados a frio deverá ser lançado até o final de maio. O desenvolvimento do software iniciou há quatro meses e ele será utilizado para calcular estruturas de aço utilizadas em projetos de coberturas, casas, passarelas, galpões, entre outros.

Coordenador do Etools, professor Dr. Zacarias Chamberlain

Perfis de aço formados a frio ou também chamados de perfis de aço leve são materiais práticos, versáteis e de boa resistência. Além disso, apresentam um significativo custo-benefício, comparado com outros métodos construtivos tradicionais. São utilizados, especialmente, em construções menores, como em edifícios de pequena altura, casas e galpões. “São perfis de aço formados à temperatura ambiente por dobra ou conformação”, explica o coordenador do Etools, professor Dr. Zacarias Chamberlain.

O aplicativo Android para calcular perfis formados a frio foi desenvolvido pelo professor Chamberlain, que coordena o projeto, com a colaboração do professor Dr. Fernando Ramires e do acadêmico do curso de Engenharia Civil Felipe Sasso, que é pesquisador de iniciação científica voluntário. “O aplicativo foi desenvolvido para ser usado como ferramenta educacional para todos os cursos de Engenharia do país e também por profissionais da área”, comenta Chamberlain.

O software também é pioneiro no país, que atende às exigências da norma que estabelece os requisitos básicos que devem ser obedecidos no dimensionamento, à temperatura ambiente, de perfis estruturais de aço formados a frio, a ABNT NBR 14762. “Com a norma ABNT NBR 14762, é o primeiro aplicativo desenvolvido. O aplicativo será registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Existem outros, porém, baseados em normas de outros países. O aplicativo determina a capacidade resistente à tração, compressão e flexão e esforços combinados de perfis U, UE, Z e ZE, que são tipos de chapas dobradas, com cantos arredondados e aços com alto teor de carbono”, explica o coordenador do projeto.

A interação entre ensino e tecnologia foi destacada pelo acadêmico do curso de Engenharia Civil, que integra o projeto. “Muito se fala que uma universidade não só fornece conhecimento, mas produz conhecimento, tecnologia e inovação. E esse aplicativo é um exemplo dessa produção tecnológica produzida dentro da Universidade. Esse aplicativo é uma contribuição para a sociedade e vai ajudar tanto os engenheiros quanto os alunos, que, quando necessitarem calcular, acessarão o aplicativo no celular”, destaca o acadêmico.

Acadêmico do curso de Engenharia Civil Felipe Sasso, integrante do projeto

Benefícios e funcionamento
O aplicativo é destinado a engenheiros civis, mecânicos e arquitetos que atuam com estruturas de perfis leves ou Light Steel Frame e também para estudantes da área. “A ideia é permitir que estudantes e profissionais tenham uma ferramenta de cálculo totalmente mobile, no escritório, na escola, na obra. 

Aplicativo é destinado a engenheiros civis, mecânicos e arquitetos e também para estudantes da área

O aplicativo desenvolve os cálculos com base nas prescrições da norma da ABNT NBR 14762:2010. “Ele estará disponível no Play Store (loja do Google), sem custo, a partir do dia 23 de maio”, revela Chamberlain.

Sobre o Etools UPF
O Etools UPF existe desde 2005 e tem por objetivo projetar e construir programas computacionais de uso livre (freeware) para serem usados como elementos pedagógicos na aprendizagem de análise e dimensionamento de estruturas ou outras áreas da engenharia, assim como elemento efetivo de uso profissional para atualização permanente da construção do conhecimento na área de estruturas e áreas correlatas.

O projeto já desenvolveu diversas ferramentas. Entre elas, estão a de análise de Estruturas, de Estruturas de madeira, de Forças devidas ao vento, de Elementos de estruturas de aço, entre outras. No ambiente Windows, foram criados seis aplicativos, e, no ambiente Android, um até o momento.