Ensino

Estudantes de escola de Carazinho visitam o curso de Engenharia de Alimentos

10/07/2019

14:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu nesta quarta-feira, 10 de julho, a visita de estudantes do Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora da Glória, de Carazinho. A turma, composta por crianças de 9 e 10 anos, conheceu o processo de produção de queijo e iogurte e teve a oportunidade de degustar os produtos.

A atividade foi acompanhada pelo professor Dr. Vandré Brião, que ministra a disciplina de Tecnologia de Laticínios. Na oportunidade, ele explicou as propriedades nutricionais dos alimentos e dos laticínios em geral. Além disso, o funcionário da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) João Barcelos preparou iogurtes de morango e coco para que os alunos pudessem experimentar. Também foi oferecido um chocolate-quente, preparado pela funcionária Mara Falcão.

Enquanto o queijo ficava no ponto para o corte do coágulo, a turma visitou o Laboratório de Análise Sensorial e fez um teste de aromas, que consiste em cheirar aromas e tentar identificá-los às cegas. Como foram utilizados aromas adocicados, tais como de morango, banana, baunilha, chocolate e limão, os estudantes tiveram facilidade em identificá-los. A professora Dra. Luciane Colla esteve presente na ação e explicou a importância do olfato e do paladar para a aceitabilidade dos alimentos. Ela ainda comentou sobre a necessidade de educar o paladar para perceber os aromas em alimentos frescos, como frutas e verduras. Segundo a docente, durante o processamento do alimento para o aumento de vida útil, os aromas podem volatilizar, devido às temperaturas de processo, e, por esse motivo, são adicionados pela indústria.