Ensino

Estudantes da Medicina Veterinária criam “Museu Virtual de Parasitologia” e "Mídias de Artigos Científicos"

29/05/2020

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolveram na disciplina de Parasitologia Geral sob a coordenação da professora Dra. Maria Isabel Botelho Vieira, um “Museu Virtual de Parasitologia” e “Mídias de Artigos Científicos”.

De acordo com a professora há dois anos foi iniciado com a turma da disciplina de Doenças Parasitárias a divulgação em redes sociais como Instagram e Facebook os trabalhos realizados pelos alunos. Os trabalhos tiveram grande repercussão e profissionais da área, egressos e a comunidade receberam informações atualizadas, sendo gratificante para todos. “Logo no início deste ano fiquei pensando o que poderíamos fazer para que nossos acadêmicos além de ter aulas on-line síncrona, que outras atividades poderiam ser feitas para diversificar o processo ensino aprendizagem. No primeiro semestre de 2019 fizemos a primeira edição do “Museu da Parasitologia” com a turma de Parasitologia Geral e para dar prosseguimento a esta atividade decidimos fazer o “Museu Virtual de Parasitologia” com os alunos do terceiro nível da mesma disciplina neste ano também”, conta.

A partir da proposição em sala de aula, os estudantes formaram grupos para o desenvolvimento dos trabalhos. “Conversei com os alunos que imediatamente aceitaram a ideia, fazendo trabalhos muito interessantes, bonitos e didáticos. Pude perceber que esta atividade promoveu uma melhor inclusão dos estudantes neste semestre atípico, ao mesmo tempo que eles se sentiram valorizados com esta responsabilidade que cumpriram de forma exemplar”, disse Maria Isabel.

Segundo os acadêmicos, mesmo sendo um desafio desenvolver os trabalhos, foi gratificante, pois permitiu que um grande número de pessoas acessasse as informações. “O museu virtual foi uma experiência engrandecedora, pois trouxe uma excelente forma de aprendizado e fixação do conteúdo, além disso, foi muito bom poder demonstrar os diferentes trabalhos realizados no período de "afastamento obrigatório", mostrando que criatividade e empenho trazem resultados até em momentos como esse”, disseram.

Ainda, segundo os estudantes da disciplina de Doenças Parasitárias o "artigo mídia" os fez entrar no mundo da imaginação, da pesquisa, exigindo persistência e dedicação. “Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos abrange um leque imenso de conhecimentos, disciplinas e patologias e poder contextualizar isso com trabalhos expositivos e com imagens, nos instiga a saber mais, aprender mais, pesquisar mais. Nesse tempo difícil de pandemia, inovar no ensino aprendizagem tem o seu valor, parabéns profª Maria Isabel!”, pontuaram.

Conforme Maria Isabel, os estudantes tiveram acesso a distintos assuntos por meio de artigos científicos e tinham o desafio de apresentar as informações por meio de mídias sociais. “Ao iniciarmos de maneira abrupta nosso período de distanciamento social e nos afastarmos do convívio diário com alunos e professores precisamos nos reinventar e aprender novas ferramentas tecnológicas para atender nossos alunos da melhor maneira possível. Os resultados foram trabalhos maravilhosos. A arte de ensinar é algo que vem do coração e saber que com amor e dedicação podemos tocar nossos alunos e acreditar na capacidade deles é extremamente enriquecedor e gratificante. Fica meu eterno muito obrigada aos acadêmicos que durante este período estiveram sempre dispostos, dedicados, com bom humor e vontade de aprender e inovar sempre. Certamente o futuro nos reserva dias melhores e com muito orgulho sou UPF!”, finalizou a professora.

A partir das atividades foi criado o Instagram @parasitomedvetupf aonde podem conferidos trabalhos e publicações relacionadas a temática da disciplina.