Ensino

Estudantes da área de Arquitetura vencem o Desafio Tramontina

30/11/2021

08:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Concurso de ideias realizado entre a UPF e a empresa Tramontina deu a vitória para Isadora Orsatto Soares na categoria Graduação e para Simone Pancotte Taborda na categoria Especialização

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca por preparar os acadêmicos para transformarem o mundo e a comunidade em que pertencem. Esse trabalho é realizado por meio das diversas ações e atividades que aliam teoria e prática, aproximando os estudantes do mercado de trabalho. Uma delas é o Desafio Tramontina, onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentar ideias criativas para um determinado espaço.

Promovida através de uma parceria da UPF com a empresa Tramontina, a segunda edição do concurso de ideias propôs aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e da Especialização em Arquitetura de Interiores, Criação e Inovação o desenvolvimento de um projeto que integrasse os ambientes de um apartamento, contemplando os espaços de acesso, estar, jantar, cozinha, lavanderia e varanda gourmet, em uma área total de aproximadamente 50m². Pela categoria Graduação, a vencedora foi a aluna Isadora Orsatto Soares, e pela categoria Especialização, a campeã foi Simone Pancotte Taborda. Ambas ganharam 1 Cooktop Portátil de Indução.

Na proposta de Isadora, o conceito de espaço aberto foi mantido rigorosamente, com os ambientes unidos e levemente "delimitados" por alguns elementos do projeto, mas sem fugir da interação como um todo. “A paleta de cores neutras transmite a sensação de um ambiente moderno e clean. Visto que se trata de uma área grande e muito utilizada diariamente, foi evitado tons mais marcantes e pesados. Levando em conta que o espaço é de certa forma fechado, também foi pensada a integração com o meio externo, trazendo algumas características mais naturais, como, por exemplo, o porcelanato madeirado em todo o piso, a bela floreira próxima à janela e vários elementos em verde na decoração. A praticidade, funcionalidade e elegância foram conceitos fundamentais na elaboração do projeto”, comenta a acadêmica.

Um ambiente prático, funcional e elegante fez parte do projeto de Isadora

Ter vencido o Desafio deixou a estudante feliz, orgulhosa e grata pela oportunidade. “Foi ótimo poder me desafiar e colocar em prática tudo o que venho aprendendo e me dedicando. A vitória me trouxe muito mais motivação para continuar fazendo o que amo”, disse Isadora.

Aluna da Especialização em Arquitetura de Interiores, Criação e Inovação, Simone Pancotte Taborda conquistou o 1º lugar da categoria Especialização. Segundo ela, o seu projeto propôs um ambiente integrado, que incentiva a convivência e a troca de experiências entre as pessoas. “Cores vivas compõem o espaço, transmitindo alegria e aconchego. Cada produto da Tramontina foi pensado e aplicado no projeto de modo a proporcionar maior segurança, praticidade e funcionalidade no ambiente”, relata.

A convivência e a troca de experiências foram levadas em consideração por Simone

Participar e vencer o Desafio Tramontina, para Simone, foi uma ótima experiência que proporcionou colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e na especialização.

Prática profissional resultou em projetos criativos
O Desafio Tramontina 2021 foi coordenado pela professora Me. Camila Faccin. Integraram a comissão organizadora o representante do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), professor Rodrigo Rintzel, e a representante da Tramontina, Camila Grappiglia.

Na atividade, a comissão avaliadora levou em consideração a qualidade das ideias e sua adequação ao tema proposto, a criatividade, ergonomia, segurança, conforto, funcionalidade e versatilidade dos espaços, e a variabilidade e amplo uso dos produtos Tramontina. De acordo com a professora Camila, através do concurso, o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e a Especialização em Arquitetura de Interiores, Criação e Inovação reforçaram o vínculo com a Tramontina Teec. “Areditamos que a prática profissional aliada a academia é extremamente vantajosa para os nossos alunos”, disse, complementando que o resultado foi surpreendente. “Tivemos projetos criativos e inovadores desenvolvidos por estudantes e egressos inspirados e comprometidos com o resultado final. Um sucesso!”, afirma.