Ensino

“Ensinar uma língua é ajudar a compreenderem diferentes visões de mundo”

24/11/2022

13:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicas do curso de Letras da UPF estão na Polônia, onde realizam estágio e auxiliam estudantes a compreenderem a língua portuguesa

As estudantes do sétimo semestre do curso de Letras da UPF, Apoliana da Rosa Lorençon e Vanessa Scolari, realizam, neste momento, o estágio curricular não-obrigatório na Universidade Marie Curie Sklodowska (Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej – UMCS), em Lublin na Polônia. O estágio teve início no começo do mês de outubro, com término previsto para final de novembro. 

No período em que ficam na instituição parceira, as estudantes desenvolvem atividades na Faculdade de Línguas, Literaturas e Culturas, sob a direção da Dra. Barbara Hlibowicka-Węglarz, que já esteve na UPF, em função de um acordo de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF e a UMCS.

Apoliana e Vanessa realizam o estágio na área de Estudos de Português e de Português Brasileiro, oportunidade em que estudantes da UMCS aprendem o Português de Portugal e o Português Brasileiro, bem como questões e aspectos referentes à cultura desses país de Língua Portuguesa. De acordo com a professora Dra. Luciane Sturm, que orienta as acadêmicas em um dos projetos realizados, as estudantes da UPF já observaram aulas de diferentes disciplinas e, neste período, ministram aulas de temas específicos, junto aos professores Lino Matos, Ricardo Rodrigues, ambos de Portugal e a professora Barbara Hlibowicka-Węglarz, da Polônia. 

As aulas de Apoliana e Vanessa abrangem as especificidades da Língua Portuguesa (variante brasileira), os regionalismos do português do Rio Grande do Sul, gramática contrastiva (entre o português de Portugal e do Brasil), Literatura e aspectos culturais de nosso país. “Ensinar uma língua é muito mais do que ensinar a decodificação de palavras e textos, é na verdade auxiliar os estudantes a compreenderem diferentes visões de mundo, culturas e aspectos de vida por meio dessa língua, logo, essa experiência, oportunizada pela UPF, de ensinar Língua Portuguesa em outro país, para estudantes que falam um idioma tão diferente do nosso, tem sido única e enriquecedora para nossa formação e para nosso futuro como educadoras e pesquisadoras”, afirma Vanessa, bolsista de iniciação científica CNPq e professora de inglês em Getúlio Vargas. Para ela, a experiência tem sido rica em todos os aspectos. “Ademais, viver em outro país, em outro continente, estar em contato com outras pessoas de realidades tão distintas é de fato extraordinário”, frisa.

Apoliana, que já atuou como bolsista de extensão (Paidex), de iniciação científica (Pibic) e atualmente é bolsista voluntária em projeto de iniciação científica, é professora de inglês e de português na rede particular de Passo Fundo. Ela destaca o apoio de sua família e incentivo dos professores e colegas do curso de Letras para que ambas realizassem o estágio. “Ser professora, para mim, sempre foi muito além de transmitir conhecimento, é sobretudo possibilitar aos meus alunos um novo olhar para o mundo através do ensino de língua, e acredito que este estágio está proporcionando essa vivência com excelência. Aqui podemos compartilhar um pouco da riqueza cultural existente no Brasil e no RS, além de manifestar nosso orgulho pelas nossas raízes”, comenta.

Ela pontua que o estágio tem permitido aproveitar a experiência ao máximo, tanto o contato com professores, estudantes e outros intercambistas da Universidade Marie Curie Sklodowska, quanto às possibilidades de ampliar o universo cultural. “Estamos visitando lugares históricos na Polônia e em países próximos, como Áustria, Eslováquia e Alemanha. Também, temos frequentado eventos culturais enriquecedores promovidos pela Universidade como o espetáculo ‘Dias úteis no Singular: Saramago’, o qual homenageou os 100 anos do escritor português José Saramago. Em suma, agradeço imensamente à Universidade de Passo Fundo pela oportunidade e a minha família por todo o apoio”, destaca.

Parceria de mais de 20 anos

As estudantes participaram, no dia 21 de novembro, de um encontro com o Embaixador de Portugal, em Lublin, Polônia, Luís Cabaço. Na oportunidade, dialogaram sobre o projeto que estão desenvolvendo no Centro Camões, com a variante da Língua Portuguesa brasileira, bem como a importância dela em todo o mundo.

A Universidade Marie Curie Sklodowska - Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej é uma instituição estadual localizada na cidade de Lublin. É a quinta universidade fundada no país, contando com aproximadamente 24.000 estudantes e cerca de 470 estudantes estrangeiros.

A Instituição polonesa possui, também, O Centro de Língua Portuguesa, em Lublin, integrante do Instituto Camões. O Centro colabora com a Embaixada de Portugal, em Varsóvia e outras Embaixadas dos países lusófonos. Inaugurado em 2005, o Centro tem como objetivo principal a propagação da língua portuguesa e da cultura de Portugal e dos países lusófonos (Brasil, países africanos de língua oficial portuguesa, comunidades asiáticas, Timor). Além de oferecer cursos de língua portuguesa, o Centro organiza várias atividades culturais, científicas e didáticas.

Conforme Luciane Sturm, a UPF possui acordo de cooperação há mais de 20 anos com a UMCS. Ao longo desse tempo, a UPF recebeu professores e pesquisadores da Instituição polonesa para desenvolver trabalhos, bem como professores do Curso de Letras/PPGL já estiveram por lá. 

Além disso, a UMCS recebe acadêmicos de diferentes cursos de graduação pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico UPF (PIAC), para realização de mobilidade acadêmica. Já participaram do PIAC estudantes dos cursos de História, Psicologia, Direito, entre outros. “A UMCS é um excelente destino para os estudantes da UPF, pois além de acolhedora, está em ótima localização, é uma Instituição com muitos atrativos acadêmicos. Além disso, o custo de vida na Polônia é semelhante ao nosso, pois, o país usa moeda própria, com valor próximo ao real. Contudo, saber inglês é pré-requisito para ir ao país, pois as aulas para estudantes internacionais são sempre ofertadas nesse idioma”, observa Sturm.

Em 2023, os estudantes Vitório Dallacort, do Comércio Exterior e Letícia Bernardi, do Design Gráfico partem para intercâmbio na Polônia, pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico (PIAC). A Assessoria Internacional UPF lança dois editais ao ano, que possibilitam aos estudantes de todos os cursos de graduação estudarem em uma instituição universitária conveniada à UPF, em outro país.