Ensino

Engenharia Civil promove VIII Mostra de TCC

06/12/2018

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Foram apresentados 55 Trabalhos de Conclusão de Curso a toda a comunidade

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (UPF/Fear), promoveu, no dia 5 de dezembro, a VIII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil. O evento ocorreu nas dependências do Centro Tecnológico R2, Campus I UPF. Prestigiaram a Mostra estudantes, professores, familiares e amigos dos acadêmicos formandos do curso. 

A atividade oportunizou a apresentação e a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos ao longo do semestre. “A mostra foi uma ideia excelente e conectou a todos, em razão da grande quantidade de estudantes envolvidos. Essa é uma daquelas coisas que fazemos por um motivo e que dá certo no outro. Os estudantes e familiares aceitaram muito bem essa metodologia de defesa de trabalho, mas o principal ponto positivo, em minha opinião, é que conseguimos integrar todas as áreas da engenharia civil, que é muito ampla. São aproximadamente 30 professores que trabalham só na área profissionalizante, em seis diferentes áreas do conhecimento”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. 

Para a diretora da Fear, professora Dra. Vera Maria Cartana Fernandes, a Mostra é a celebração do ensino, sendo uma oportunidade de integração que poderá ser ampliada para os demais cursos da unidade acadêmica. “Gostaria, enquanto diretora da unidade, que os 11 cursos tivessem uma mostra, porque é um momento de confraternização com os estudantes e pais, é um grande evento para mostrar para todo mundo o que é feito de pesquisa na Fear”, disse.

Apresentação dos trabalhos 
Nesta edição, foram apresentados 55 trabalhos, divididos nas seis áreas temáticas do curso (Estruturas, Geotecnia, Hidráulica e saneamento, Gerenciamento, Materiais de construção e construção civil, e Infraestrutura de transportes). “A ideia da mostra é tentar divulgar o máximo possível o que os estudantes estão fazendo e motivar os acadêmicos que ainda não estão fazendo o TCC, divulgando pesquisas e possibilidades”, pontuou a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Dra. Luciana Londero Brandli. 

A Mostra integra a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o coordenador da disciplina, professor Me. Vinícius Scortegagna, os acadêmicos formandos passam por três etapas de avaliação do TCC, sendo que a exposição do pôster é realizada tendo como base a monografia, valendo uma parte dessa avaliação. “A avaliação é feita pelo professor orientador e outros dois professores. A cada semestre, temos uma heterogeneidade de trabalhos de uma área para outra, depende muito do perfil dos estudantes que acabam se matriculando na disciplina de TCC. Neste semestre, dos 55 trabalhos, 22 são da área de Materiais de construção e construção civil, então, como essa é uma das seis áreas, é um número bem elevado”, disse.

Ainda, conforme Scortegagna, muitos acadêmicos acabam seguindo no mercado de trabalho na área em que desenvolveram o TCC. Além disso, a Mostra inspira os demais estudantes que desenvolverão o TCC nos próximos semestres.