Geral

Empresa incubada no UPF Parque é finalista do Desafio de Startups do Agronegócio do Leite

19/11/2018

17:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A empresa Z2S Sistemas Automáticos, incubada no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) – vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRPPG/UPF) –, é finalista do Desafio de Startups do Agronegócio do Leite, Ideas for Milk.

A proposta desenvolvida pela empresa é a criação de sistemas automáticos de limpeza e higienização para equipamentos de ordenha e refrigeração de leite. De acordo com um dos proprietários da empresa, o engenheiro elétrico Elias Sgarbossa, o projeto compreende três sistemas, cujo objetivo é automatizar todos os processos de limpeza e higienização de ordenhadeiras canalizadas, do transferidor de leite e do tanque de resfriamento. Pressionando apenas um botão, a limpeza inicia e encerra automaticamente, garantindo o padrão do processo. “Essa ideia nasceu do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Elétrica, porque vislumbrei a necessidade na propriedade dos meus país. O primeiro projeto foi de um sistema de limpeza para uma ordenhadeira, que, em parceria com a UPF, virou uma patente, e foi a partir disso que surgiu a ideia da empresa”, contou.

A proposta está entre as seis finalistas de todo o país. O desafio reúne os maiores especialistas do Brasil, sendo 161 executivos de empresas líderes de TI, laticínios, insumos, máquinas e equipamentos; produtores inovadores; pesquisadores da Embrapa e de órgãos de pesquisa; professores das melhores universidades brasileiras e entidades representativas do setor. “Estamos muito orgulhosos por termos sido selecionados. Dentre as 66 propostas, ficamos entre as seis finalistas para a grande final, o que representa um reconhecimento do nosso trabalho e demonstra que o produto é inovador e vai trazer benefícios para o produtor de leite”, observa. 

A divulgação da proposta vencedora do Desafio de Startups ocorre no dia 30 de novembro, no Cubo, em São Paulo, maior estrutura de startups da América Latina. 

Empresa
A empresa Z2S Sistemas Automáticos está incubada desde setembro de 2017 no UPF Parque. A startup foi criada por Sgarbossa, seu colega Charles Bortolanza e o professor orientador do TCC, Dr. Adriano Toazza. “A empresa foi fundada com o objetivo de levar essa tecnologia para todos os agricultores, ou seja, para o consumidor, melhorando a vida e as práticas para os produtores”, afirmou Sgarbossa.

Competição 
O Desafio de Startups do Agronegócio do Leite é uma competição nacional entre empreendedores com ideias inovadoras de modelos de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). As ideias devem promover a eficiência no setor lácteo.