Geral

E a revista Letrilhando está de volta!

04/12/2018

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Revista eletrônica do curso de Letras foi lançada na segunda-feira, 3 de dezembro, e terá periodicidade trimestral

O acadêmico como protagonista. Essa é uma das principais motivações para a retomada da revista eletrônica Letrilhando, do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), que foi criada em 2009, e agora volta revigorada e com um grupo de acadêmicos de graduação e pós-graduação cheio de ideias e motivações. O lançamento ocorreu na segunda-feira, 3 de dezembro, na abertura da semana de apresentações dos trabalhos monográficos do curso, que segue até o dia 7 de dezembro, na Sala de Defesas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). 

A revista é um espaço de divulgação das atividades e das produções dos acadêmicos e egressos do curso de Letras. “O intuito é divulgar os trabalhos dos alunos da graduação e da pós-graduação do curso. É uma revista para os alunos, para que eles possam publicar trabalhos de ensaios, artigos, crônicas, notícias, projetos, entre outros. Esse é um projeto piloto e que será ampliado no próximo semestre”, revela a coordenadora do projeto, professora Dra. Luciana Crestani.

A periodicidade será trimestral e os alunos interessados em contribuir com conteúdo podem entrar em contato pelo e-mail revistaletrilhando@gmail.com. A comissão editorial também é composta pelas professoras Dra. Marlete Sandra Driedrich, Me. Daniela de David Araújo, Me. Gabriela Schmitt Prym Martins, pela doutoranda em Letras Renata Andreolla, e pela mestranda em Letras Julia Maziero Possa.

Confira a revista no endereço https://letrilhando.wordpress.com.

Apresentação de trabalhos monográficos
Até sexta-feira, 7 de dezembro, os acadêmicos do curso de Letras também apresentam os seus trabalhos monográficos, desenvolvidos a partir de temas da área de Letras: literatura, línguas, tecnologias, ensino, entre outros. São cerca de 20 trabalhos. 

O desenvolvimento do trabalho monográfico tem por objetivo inserir o acadêmico no universo da pesquisa, com leituras e atividades que promovam o espírito investigativo, a capacidade de articulação, o rigor teórico-metodológico, habilidades necessárias a um pesquisador, mesmo que ainda em constituição. “Esse momento é o resultado de um ano de pesquisas dos nossos acadêmicos. É momento de realização pessoal e acadêmica. É uma experiência que precisa ser valorizada e compartilhada com as turmas, as famílias, os colegas. É uma etapa importante na vida deles e na nossa, enquanto curso”, comentou a coordenadora do curso de Letras, Dra. Marlete Sandra Driedrich.

O curso de Letras da UPF foi um dos cursos que alcançou a nota máxima, conceito 5, pelo Guia do Estudante no ano de 2018 da Editora Abril. Para saber mais sobre o curso, acesse www.upf.br/ensino.