Ensino

Direito UPF Carazinho realiza Encontro Jurídico e Mostra de Iniciação Científica

21/06/2019

19:44

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Direito da UPF Carazinho realizou, nos dias 12, 13 e 14 de junho, o XV Encontro Jurídico e VIII Mostra de Iniciação Científica, eventos tradicionais, que ocorrem há 15 anos. A abertura ocorreu no dia 12 de junho. Esta edição foi organizada pelos acadêmicos dos VII e IX níveis do curso, sob a coordenação da professora Me. Vanderlise Wentz Baú, com a parceria do Mestrado em Direito da UPF, sob a coordenação do professor Dr. Liton Sobrinho Pilau, que assegurou um viés internacional ao evento diante da participação de palestrantes vindos de outros países, da Espanha e do México.

A abertura do evento contou com a presença do diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt; da coordenadora adjunta, professora Vanderlise Wenz Baú; da diretora da UPF Carazinho, Munira Awad; entre outras autoridades locais, professores e acadêmicos. O tema da noite de abertura foi “A busca pela efetivação de direitos sociais”, abordado pelos palestrantes Isabel Wexel (Defensora Pública) e João Pedro Albuquerque de Azevedo (advogado e vereador). A mediadora da palestra foi a professora Dra. Patrícia Grazziotin Noschang. 

No dia 13, o tema tratado foi “A crise imigratória: a proteção dos direitos humanos em relação aos refugiados”, abordado pelos palestrantes Alvaro Sanches Bravo (Espanha), José Luis Leal Espinoza” (México) e Gabriela Werner Oliveira e contou com depoimentos de dois imigrantes senegaleses que residem em Carazinho, sob a mediação da professora Vanderlise. 

A palestra de encerramento, no dia 14, abordou o tema “O Ministério Público na defesa da vida: atuação dos promotores no plenário do júri”, ministrado pelos palestrantes Bruno Bonamente e a Silvia Inês Miron Jappe, promotores de justiça que atuaram no conhecido “Caso Bernardo”, mediada pelo professor Me. Renato Fioreze. Ainda na tarde do dia 14, ocorreu a Mostra de Iniciação Científica com a apresentação de vários trabalhos sobre temas diversos, a partir dos quais foi possível promover um produtivo debate envolvendo acadêmicos e professores.

A organizadora do evento enfatizou as novidades desta edição. “Foi mais um evento bem-sucedido, que acontece tradicionalmente todo ano. Neste ano, além dos palestrantes nacionais, o diferencial foi a participação de palestrantes internacionais, que nos trouxeram uma visão ampliada do direito comum dos povos (direitos humanos) e do direito interno comparado, além de compartilhar suas percepções, no âmbito internacional, acerca da construção do direito e sua efetivação em nosso País”, destacou a professora Vanderlise.