Cultura

Desenho é o tema da primeira aula da oficina “Ateliê de Artes no Museu”

14/01/2019

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Até sexta-feira, crianças participarão de diferentes atividades artísticas no Setor Educativo do MAVRS

Criar um personagem. Essa foi a primeira tarefa dos pequenos participantes da oficina “Ateliê de Artes do Museu”. Promovida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), a atividade teve início na tarde desta segunda-feira, dia 14, no Setor Educativo do Museu. A primeira aula foi sobre desenho. 

Ministrada por Fill, egresso do curso de Artes Visuais da UPF, a aula teve como foco o design de personagens. Durante a tarde, as crianças aprenderam um pouco mais sobre personagens e técnicas de desenho e foram desafiadas a criar seus próprios personagens. Até sexta-feira, dia 18, eles ainda terão aulas de papel reciclado e papelagem, pintura e gravura/stêncil. Todas as técnicas serão confeccionadas com materiais alternativos, com o objetivo de estimular a importância da responsabilidade e da consciência ambiental. 

De acordo com a coordenadora do MAVRS Tania Aimi, a ideia de oferecer oficinas no período de férias escolares já existia há algum tempo, já que é um período em que a visitação diminui. “Também é uma oportunidade de formação de público infantil. Embora eles venham muito com a escola durante o ano, o que oferecemos ao longo desta semana são atividades específicas, com focos diferentes e atrativos”, explicou. Outro destaque, segundo Tania, é a participação de professores, acadêmicos e egressos dos cursos de Artes Visuais da UPF na oficina. “É uma oportunidade de eles colocarem em prática um pouco do seu conhecimento por meio do desenvolvimento dessas oficinas”, concluiu.