Universidade

Desafios e oportunidades da Educação superior no Brasil marcam abertura do Fórum Comung

27/11/2021

11:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Reitora da UPF também participou do evento, que iniciou na quinta-feira, 25 de novembro

Gestores, professores, estudantes, técnicos-administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) e Instituições de Ensino Superior (IES) se reúnem nesta semana de forma presencial e on-line para abordar e disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo com base em alianças estratégicas. O IX Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) ocorre de 25 a 26 de novembro e tem como tema “A Universidade Comunitária Inovadora: fortalecendo o DNA do ensino superior”.

A abertura oficial, realizada na noite de quinta-feira (25), abordou os “Desafios e oportunidades da Educação Superior no Brasil” com o conselheiro do Conselho Nacional da Educação e membro do Conselho Superior da Capes, Luiz Roberto Liza Curi, que destacou o papel das universidades no desenvolvimento da sociedade. “A universidade é mobilizadora da sociedade e não apenas ofertadora de diplomas e profissões. Temos vários exemplos na história com determinantes intervenções das universidades na mobilização e ordenamento no processo de solução de problemas enfrentados no país”, destaca Curi, que também falou dos efeitos da pandemia no ensino superior, que agravaram a diminuição na procura e a desistência de estudantes nos cursos de graduação, também afetando a questão da empregabilidade, fatores esses que impactam no processo de inovação e planejamento das instituições de ensino superior.

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, prestigiou o evento de forma presencial e destacou a importância de um movimento em prol da educação superior, especialmente, neste período de pandemia, que provocou impactos desafiadores para toda a sociedade. “O Comung é a maior rede de ensino superior do Estado e conta com uma densidade de pesquisa, extensão e inovação sem igual no Rio Grande do Sul. Nosso objetivo, nesta edição do evento, foi socializar experiências que envolvam novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as soluções encontradas no período da pandemia e o fortalecimento de estratégias entre a rede e os distintos parceiros da sociedade, onde as universidades se inserem”, declara a reitora.

O evento também marca os 25 anos do Comung, que abrange 14 instituições de ensino superior. Uma trajetória marcada por muitas ações políticas, inúmeras participações na elaboração de propostas de interesse nacional e regional, incontáveis pesquisas realizadas, muitos desafios enfrentados e a permanente defesa de um ensino superior comunitário de qualidade. “São 25 anos construindo uma cultura de inovação e desenvolvimento nas nossas comunidades. Com qualidade e excelência através da produção do conhecimento nos colocamos à disposição da sociedade querendo comunicar com todos os atores da sociedade para que o conhecimento possa implicar acima de tudo no desenvolvimento humano”, afirma o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, reitor da UCS.

O Fórum do Comung, que conta com a participação de diversas autoridades do ensino superior, tem como objetivo socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) com a sociedade e a inovação.