Extensão

Curso teórico-prático de Trichinella Spiralis abre inscrições

14/08/2020

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de treinar profissionais que trabalham em plantas frigoríficas exportadoras de suínos e equinos e atualiza-los sobre o parasita Trichinella Spiralis, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre inscrições para o Curso de Extensão teórico-prático de Trichinella Spiralis. O prazo inicia nesta segunda-feira, dia 17, e se estende até dia 14 de setembro. O curso ocorre no dia 14 de setembro de forma online e com atividades práticas no Campus I, por meio de agendamento. Saiba mais e inscreva-se aqui.

A formação ocorrerá das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e será ministrada pela professora Dra. Maria Isabel botelho Vieira. De acordo com ela, a Triquinelose é uma doença parasitária considerada uma das principais enfermidades zoonóticas que ocorre na América Latina. 

De acordo com a ministrante, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhece que há uma pressão dos consumidores pelo reforço da segurança sanitária dos alimentos em nível mundial e tem estabelecido programas com diversas entidades a fim de reduzir os riscos para a saúde pública a partir de alimentos de origem animal. “A infecção no homem ou animais inicia através da ingestão de carne crua, malcozida ou em decomposição, ingestão de hospedeiros de transporte, contendo cistos com larvas viáveis. No homem, já foram detectadas alterações cardiovasculares, pulmonares e oculares, devido à migração das larvas nestes órgãos”, explica.

Desde o ano de 2003, a UPF tem um convênio com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na realização de cursos e treinamentos para profissionais que trabalham em frigoríficos de suíno e equinos exportadores desta proteína animal. 

Maria Isabel ressalta que, devido a pandemia, não foi possível a realização do curso de forma presencial. “Dessa maneira, a nossa proposta é de um curso online, pois as plantas frigoríficas estão habilitando a exportação para novos países, sendo necessário o treinamento destes profissionais”, pontua.

Para a parte prática do curso, será filmado o protocolo do método de digestão enzimática artificial do músculo em pepsina/HCL - recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/Brasil). O vídeo será disponibilizado aos participantes. Após o retorno às atividades presenciais, os participantes participarão do treinamento in loco.