Ensino

Curso de Jornalismo promove 13ª edição do Making Of

16/04/2019

16:50

Por: Produção: Nexjor/UPF

Fotos: Arquivo/UPF

O curso de Jornalismo da Universidade Passo Fundo (UPF), vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), promove, de 23 a 25 de abril, a 13ª edição do Making Of, evento tradicional que discute os rumos da profissão e aproxima acadêmicos de profissionais da área. A programação acontece pela manhã e à noite, no auditório da Biblioteca, no Campus I da UPF. Coordenado pelos professores Me. Maria Joana Chaise, Me. Nadja Hartmann e Me. Cassiano Del Ré, o evento tem como tema este ano “Jornalismo: para onde vamos?”. 

A programação inicia discutindo alternativas de trabalho fora da mídia tradicional. Os convidados para essa discussão são egressos da FAC: Daniel Bitencourt, produtor cultural e de audiovisual freelancer; e Rafael Spada e Jaderson Pires, proprietários da Ghost Rádios. A temática também é abordada no fechamento do evento, quando o Making Of contar com a presença do também egresso Rudinei Souza, proprietário da Palavra Agência de Comunicação.

O futuro do jornalismo, as alternativas de mercado que a profissão oferece e os novos desafios da televisão também serão abordados. O convidado para essa discussão é Cezar Freitas, diretor de jornalismo da RBSTV. 

O universo de checagem de informação é outro assunto que será destaque durante o Making Of. Para abordar o assunto, estará presente Tiago Lobo, integrante da ONG Pensamento.org e responsável pela Agência Filtro, além de editor do Jornal Já.

As inscrições podem ser realizadas na FAC, pelo valor de R$ 15. 

Oficina de introdução ao fact-checking
Dentro da programação, uma das novidades é a oficina de Iniciação ao Jornalismo de Verificação, com Tiago Lobo, integrante da ONG Pensamento, responsável pela Agência Filtro. A oficina será realizada no dia 24 de abril, com início às 13 horas, e apresentará a checagem de fatos, dados e declarações públicas.

Os objetivos principais são debater os conceitos possíveis de “verdade”, compreender a origem e o desenvolvimento da verificação, analisar o impacto da disseminação de informações falsas na sociedade, incentivar uma cultura de verificação e explorar ferramentas, métodos e processos de verificação. 

A oficina é destinada a estudantes do curso de Jornalismo e para o público externo interessado. As vagas são limitadas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail secfac@upf.br.