Extensão

Curso de extensão “De Que Bebê Estamos Falando?” é realizado em Veranópolis

09/09/2019

11:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o curso de extensão “De Que Bebê Estamos Falando?” em Veranópolis. Dentre os objetivos, a formação, que teve início em 31 de agosto, visa sensibilizar os participantes sobre os cuidados e a educação de qualidade nos anos iniciais de vida da criança, e orienta para a melhor prevenção de problemas ao longo da infância, da adolescência e da vida adulta.

O curso é desenvolvido para 60 professores e gestores da rede municipal de educação do município. A aula inaugural foi ministrada pela professora Dra. Sylvia Nabinger, da Laços Ateliê da Infância. Sylvia é assistente social, assessora de projetos internacionais relacionados à infância e presidente da Rede Emmi Pikler Brasil, com formação no Instituto Emmi Pikler Budapeste. Ela abordou o tema "A construção dos vínculos e o apego".

A abertura também contou com a participação da diretora da Faculdade de Educação (Faed), Dra. Adriana Dickel; da coordenadora do Programa Brinquedoteca Universitária, Dra. Rosana Farenzena; do prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli; da secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, professora Izabel Cristina Durli Menin; da coordenadora do Pradies, professora Fernanda Antoniolli; da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Anita Dall'Agnol Amantino, Neide Fantini Picetti, da coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação, professora Silvia Peresin; de diretoras e professoras das demais Emeis.

Segundo Rosana, o curso responde a uma demanda de formação profissional em serviço, na área da infância, especificamente para o trabalho educativo com bebês, na faixa de 0 a 3 anos. “Ele traz aos participantes uma abordagem educativa, internacionalmente reconhecida, fundamentada nos estudos de Emmi Pikler.  São centrais os princípios de respeito à criança, tais como a motricidade livre, a segurança afetiva e o não apressamento dos ritmos individuais”, conta.

Programação
O curso de extensão “De Que Bebê Estamos Falando?” é promovido pelo Programa Brinquedoteca Universitária e trata-se de uma parceria da Faed com a Laços Ateliê da Infância, de Porto Alegre. As atividades seguirão até o mês de novembro com a realização de vários módulos. Serão abordadas várias temáticas, como "Segurança postural", com o educador físico, professor Rafael Ferreira Kelleter; "A importância dos cuidados básicos”, com a psicóloga e docente do Instituto Contemporâneo, Me. Karina Recktenvald; "Pensando o espaço do bebê", com a professora e psicomotricista Manuelita Dotti; e "Da teoria à prática: os princípios inspirados em Pikler nas escolas de educação infantil da rede municipal e constituição de grupo de estudos permanentes", com a professora Dra. Rosana Farenzena.

Os encontros ocorrem aos sábados, pela manhã e à tarde, com aulas participativas, dinâmicas e mobilizadoras de compromisso individual e coletivo com um paradigma qualitativo de educação.