Cultura

Cultura e dança são promovidas pelo III Congresso Internacional de Folclore

29/05/2019

08:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Oito países participam do evento, que tem como objetivo aprofundar e promover o conhecimento sobre folclore

Passo Fundo sedia a III edição do Congresso Internacional de Folclore – dança e tradição. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), em parceria com o Sesc e a Prefeitura de Passo Fundo. A abertura oficial da programação ocorreu na noite dessa terça-feira, 28 de maio, no auditório do Teatro Sesc. Participaram da abertura o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva; o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Souza; a gerente do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti; o vereador Saul Spinelli, representando a Câmara de Vereadores; além de demais secretários e lideranças municipais. O evento contou com a abertura do Grupo de Danças Folclóricas da UPF e posterirormente com apresentações de casais de bailarinos do México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Chile e Brasil, que foi representado por uma dupla do Rio de Janeiro. 

Para o vice-reitor, o Congresso é um exemplo de evento que promove interação com a comunidade. “O congresso, a cada edição, cresce em qualidade e quantidade. Estamos na terceira edição desse evento que nasceu dentro da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, que faz uma integração com vários países da América Latina, oportunizando um momento de integração importante para todos nós”, destacou. 

De acordo com o coordenador do evento, professor Me. Luís Gustavo Maias da Silva, participam do Congresso bailarinos, profissionais, conhecedores e estudiosos do folclore, pertencentes a grupos com representações reconhecidas na trajetória de seus países. “Estamos muito felizes com o apoio da comunidade. Passo Fundo é conhecida mundialmente pelo seus festivais e eventos, e nós não podíamos deixar de contribuir com isso. O objetivo do Congresso é valorizar o folclore, para isso, trouxemos diretores que têm muito conhecimento, mas não podíamos também deixar a parte artística, então, convidamos casais que representam esses países. Dessa forma, o Congresso integra a parte teórica com debates e discussões sobre folclore, mas também a parte prática, com apresentações artísticas que representam a cultura de cada país”, explicou.

III Congresso Internacional de Folclore 

O evento ocorre de forma itinerante neste ano. Os municípios de Ipira e Piratuba em Santa Catarina já tiveram a oportunidade de receber os grupos. Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, a cidade de Marau também receberá atividades do Congresso. 

Conforme o coordenador do evento, o objetivo é o de ofertar um espaço para apresentação de propostas que tenham como elo a cultura, tendo como foco principal as ideias da criação, circulação, investigação e gestão cultural.

Homenagens

Durante o evento de abertura, o vereador Saul Spinelli foi homenageado por ter proposto a criação da Lei n° 5301, que incluiu o Congresso Internacional de Folclore no calendário oficial de eventos de Passo Fundo em 2017. 

A diretora do balé Trébol da Argentina, conferencista internacional e vice-presidente do Cioff, Graciela Pons, também foi homenageada pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF e pelo coordenador do evento, por sua contribuição para o folclore.  

Recepção na UPF

Na tarde de terça-feira, 28 de maio, os grupos participantes do Congresso Internacional de Folclore foram recepcionados na Reitoria da UPF, pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva. Após o encontro, funcionários da UPF puderam assistir a algumas apresentações artísticas. 

Confira a programação do evento: 

29 de maio 
Programação em Marau/RS

30 de maio 
Manhã
9h - Abertura - Teatro do Sesc
9h30min - Palestra Folclore Mundial - Graciela Pons
10h - Palestra Folclore brasileiro - Marco Aurélio
10h30min - Palestra Folclore gaúcho - Tamara Trentin - 3ª Prenda RS

Tarde
14h - Palestra - Equador
14h30min - Palestra - Peru
15h - Palestra - Chile
15h30min - Palestra - Argentina                

Noite
19h - Espetáculo no Passo Fundo Shopping          

31 de maio 
Manhã
9h - Teatro do Sesc - Interação com escolas
Costa Rica
México
Enoque Santos - Brasil

Tarde
Local: Clube da Dança
Oficinas abertas dos países
14h30min - oficina 1 - Argentina
15h - 0ficina 2
15h30min - oficina 3

Noite
20h30min - Jantar 
Local: CTG Osório Porto (aberto à comunidade)

1º de junho
16h - espetáculo no Passo Fundo Shopping
20h - Jantar/Show-baile no CTG Lalau Miranda     

Galeria de Vídeos