Pesquisa e Inovação

CT-Pedras recebe alunos de pós-graduação da UPF e de graduação da UFFS

25/06/2019

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias da Universidade de Passo Fundo (CT-Pedras/UPF) recebeu, no dia 12 de junho, a visita de alunos da disciplina de Ciência dos Materiais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF. Acompanhados pelo professor Dr. Luizmar da Silva Lopes Junior, eles conheceram as atividades desenvolvidas no CT-Pedras/UPF e também levaram materiais que foram analisados nos equipamentos de Difração de Raios X - D2 Phaser e no Fluorescência de Raios X – S2 Ranger.

Já na última segunda-feira, dia 24 de junho, o espaço recebeu a visita de acadêmicos do 7º nível do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Na oportunidade, os acadêmicos, acompanhados pelo professor Eduardo Pavan Korf, também visitaram o Parque Científico e Tecnológico da UPF em Soledade e em Passo Fundo. Segundo o professor Korf, o objetivo da visita técnica foi conhecer na prática técnicas de caracterização de materiais quanto à composição química, mineralógica e estudo da microestrutura. 

Durante a visita, foram demostrados os equipamentos que realizam análise de fluorescência de raios-x, difração de raios-x, microtomografia computadorizada de raios-x no CT-Pedras/UPF e microscopia eletrônica de varredura e termogravimetria no UPF Parque. Todas essas análises são muito importantes, por exemplo, para caracterização de resíduos e estudo de sua aplicação e utilização na produção de novos materiais, com alternativa de agregar valor ao resíduo. Nesse sentido, os alunos também conheceram as pesquisas realizadas no CTPedras, voltadas ao uso de resíduos do processo de beneficiamento de pedras preciosas para a produção de cerâmica, pavimentos intertravados, entre outros.