Extensão

Corede Produção reúne prefeitos e lideranças para debater a Consulta Popular

13/08/2019

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Prefeitos e lideranças políticas e comunitárias estiveram reunidos nessa segunda-feira (12) no anfiteatro da Faculdade de Direito, Campus I da UPF. Na pauta da Audiência Pública Regional, estiveram discussões e debates sobre a Consulta Popular 2019/2020 para a região. A promoção do foi Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção).

A presidente do Fórum dos Coredes-RS e também presidente do Corede Produção, Munira Medeiros Awad, presidiu os trabalhos e realizou a apresentação do Caderno de Diretrizes, que, neste ano, foi elaborado com base na carteira de projetos apresentada pelos Coredes no planejamento estratégico de cada região. Nessa primeira etapa, o integrante da Equipe do Departamento de Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do RS (SGGE), Evandro Lucas, apresentou a realidade financeira e orçamentária do estado, os programas de interesse do governo e as diretrizes orientadoras para a elaboração do orçamento. 
 
O valor destinado para a Consulta Popular em 2019 será de 20 milhões de reais, sendo que, para o Corede Produção, serão destinados R$ 628.571,43. Durante a Audiência, foram definidos os critérios regionais, tais como o número de projetos que irão constar na cédula (no caso, três) e os integrantes da Comissão Regional da Consulta Popular.
 
A votação ocorrerá de 4 a 6 de setembro em todo o território estadual, nas modalidades on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, e off-line, por meio de aplicativo, que será disponibilizado pelos Conselhos Municipais (Comudes) que abrangem o Corede Produção.