Ensino

“Cooperativismo em tempos de mudança” é tema de aula de abertura na UPF Casca

07/04/2021

11:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade marcou início do semestre dos cursos da Feac

Acadêmicos e professores da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) e interessados acompanharam a aula de abertura do semestre dos cursos da unidade acadêmica na UPF Casca. O evento, realizado de forma on-line no dia 31 de março, contou com a participação do presidente do Sicredi Aliança RS/SC, Ivo Miri Brugnera, que abordou o tema “Cooperativismo em tempos de mudança”.

Egresso do curso de Ciências Econômicas da UPF, Brugnera possui uma vasta experiência profissional na área do cooperativismo e do agronegócio. Em sua fala, ele destacou os 7 ramos do cooperativismo, que são: Produção de bens e serviços; Infraestrutura; Consumo; Transporte; Saúde; Agropecuário; e Crédito.

Além disso, o convidado mencionou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de todas as comunidades. “Assim, conseguimos juntar as pessoas, encontrar soluções para os problemas e fazer as coisas acontecerem. Nesse tempo de mudança e de crise, é o momento em que a cooperativa mais cresce. Quando a concorrência fica com receio de atender a comunidade e as empresas, a cooperativa está presente”, disse Brugnera, que ainda relatou o trabalho realizado pelo Sicredi.

Momento de reencontro, mesmo virtual
Diretor da Feac, professor Dr. Verner Luis Antoni, participou da aula de abertura, onde mencionou a satisfação por estar próximo dos estudantes e o empreendedorismo na região de Casca. “É sempre bom estar com vocês, seja fisicamente ou virtualmente, e ver o empreendedorismo e a iniciativa que essa região tem em novos empreendimentos, ideias e posturas que, acima de tudo, buscam o bem estar da comunidade, gerando muita riqueza”, salientou.

O diretor da UPF Casca, professor Me. Henrique Bertosso, também ressaltou a falta da convivência presencial no campus. “Falo para os nossos acadêmicos que estão assistindo o quanto sentimos a falta de cada um. A razão de existirmos, enquanto Universidade, são os estudantes. Que bom que temos meios de continuar nos encontrando, mesmo que digitalmente, mas espero, realmente, que em breve a situação sanitária e de saúde melhore para que possamos nos encontrar. Os corredores e as salas de aula da UPF Casca estão muito vazias sem os funcionários, sem os alunos e sem os professores”, contou.

A aula de abertura foi mediada pela coordenadora adjunta do curso de Administração, professora Me. Valquíria Paza, e ainda teve a participação do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Dr. Rodrigo Angonese.

A atividade foi promovida pelos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial; pelo curso de Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas; e pela UPF Casca.

Para assistir a aula de abertura completa, acesse AQUI.