UPF Serviços

Comunidade é beneficiada com atendimentos da Clínica de Fonoaudiologia

31/07/2019

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Espaço retoma atendimentos que são oferecidos de forma gratuita. Clínica realiza avaliações auditivas, tratamento de voz e de problemas de linguagem e fala, direcionado aos públicos adulto e infantil

Do recém nascido ao idoso, a fonoaudiologia atua no trabalho da pesquisa, prevenção, avaliação e reabilitação dos distúrbios da comunicação, bem como na respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e audição. Oferecendo um importante serviço à comunidade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza atendimento por meio da Clínica de Fonoaudiologia. O espaço disponibiliza avaliações auditivas, como audiometria e teste da orelhinha; tratamento para problemas de linguagem e de fala, para os públicos adulto e infantil; tratamento de problemas com a musculatura orofacial e de alterações de deglutição, mastigação e respiração, tratamento para o ronco, para problemas de voz e disfagia, além de teste da linguinha.

As atividades da clínica escola, que é ligada ao curso de Fonoaudiologia da UPF, retornam com atendimento ao público para este segundo semestre de 2019. Após o recesso escolar, o espaço passa a receber os pacientes de forma gratuita. Os atendimentos acontecem nos turnos de tarde e noite para pacientes de diferentes faixas etárias, desde bebês até idosos.

Atuação

A atuação da Clínica de Fonoaudiologia se dá em tanto com voz, como na motricidade oral, linguagem, até audiologia. Em relação a voz, a coordenadora da clínica escola, professora Me. Lenita Quevedo explica que a equipe atua no acompanhamento de pacientes que têm alterações vocais, por patologias ou que gostariam de fazer um aperfeiçoamento vocal. Na motricidade oral, há a avaliação, diagnóstico e tratamento do sistema estomatognático relacionado às funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala nos diferentes ciclos da vida, abrangendo o desenvolvimento desde o período gestacional até o processo natural de envelhecimento.

Lenita comenta que, em linguagem, a Clínica atua com crianças com dificuldade de aprendizagem, com atraso no desenvolvimento da fala, com trocas de fonemas. Além disso, também auxilia idosos com sequelas na fala, em decorrência de algum problema neurológico. Outra área de atuação é a audiologia, onde são realizados exames auditivos, como audiometria, imitanciometria, peate e teste da orelhinha.

Mais informações e agendamento

Veja mais sobre a Clínica de Fonoaudiologia acessando aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo mesmo telefone de agendamento (54) 3316-8498.