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Comitê Rio Passo Fundo: nova composição será definida na próxima semana

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Inscrições para a eleição da nova diretoria estão abertas até dia 12

Com um intenso trabalho voltado para a gestão dos recursos hídricos e educação ambiental, o Comitê Rio Passo Fundo, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), conclui, neste mês, o seu processo eleitoral tanto para as entidades membro quanto para os cargos de presidente e vice-presidente. 

Dando início às ações eletivas, na última terça-feira, dia 4 de dezembro, 21 instituições tomaram posse e passaram a compor a plenária do Comitê, e, por isso, estão aptas para se inscrever no processo eleitoral para a presidência e vice-presidência da entidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro – tanto por e-mail quanto pessoalmente – na sede do Comitê. As instituições que desejam participar da plenária do Comitê, mas perderam o prazo de inscrição, devem ficar atentas para o prazo da segunda chamada, que terá início em 2019.

A eleição, para um mandato de dois anos, acontece no dia 14 de dezembro, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às 9h. As entidades que ficarem impossibilitadas de participar da votação devem comunicar a secretaria executiva do Comitê e indicar suplente, através de ofício, para exercer o poder de voto. A posse da nova diretoria acontece logo em seguida da votação. 

Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê por dois mandatos e que, agora, deixa o cargo, este é um período importante para o Comitê, de agradecimento pelo trabalho realizado e de reafirmação do compromisso com o meio ambiente. “Não tenho palavras para agradecer a vivência nesse espaço chamado Comitê Rio Passo Fundo, onde aprendi o exercício da representação e onde se convive com as diferenças na busca de soluções coletivas. Fica a certeza de que a busca deve ser constante, participativa, compartilhada, nem sempre fácil, porém, deve ser produtiva”, inicia. 

Ele complementa, ainda, colocando a importância do envolvimento das entidades nesse processo. “Devemos estar preparados para o futuro, acreditando na mobilização das entidades. Vivemos em um momento de transição na esfera política Estadual e Federal, também estamos em transição na política de parceria entre a Mantenedora e a Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Contudo, o futuro do Comitê Rio Passo Fundo será garantido com a participação efetiva de todas as entidades membros”, completa. 

Entidades membro
A plenária para o biênio 2019/2020 fica definida de acordo com a lista que segue:

Grupo 1: Representantes dos usuários da Água
Corsan, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo, Secretaria Municipal de Planejamento de Passo Fundo, CRERAL, Sindicato Rural de Passo Fundo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Sindicato Rural de Erechim, Sindicato Rural de Sarandi, SINDUSCON e Acisa.
 
Grupo 2: Representantes da População
Centro Cultural de Assistência Social Ilso José Webber, Rotary Club Planalto Médio, Rotaract Club Universitário, UFFS (Erechim), UPF, UERGS, Gesp, Convidas, Instituto Ambiental Passo Fundo, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo.

Grupo 3: Administração Direta Federal e Estadual
Será feito por indicação.