Geral

Cepa/UPF promove seminários sobre a qualidade da água

26/10/2018

14:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) promove, no dia 12 de novembro, seminários com segmentos específicos das cadeias produtivas sobre a importância do controle de qualidade da água e orientações sobre coleta, armazenamento e transporte de amostras, parâmetros analisados e a sua relação com a legislação vigente, e sobre boas práticas de fabricação. As atividades acontecerão nas dependências do Cepa, Campus I da UPF.

Pela manhã, das 8h às 12h, ocorre o seminário “Qualidade de água e gelo no processo produtivo lácteo”, que é destinado aos profissionais da área. Já no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min, haverá o seminário “Qualidade de água e gelo no processo produtivo de carnes”, o qual tem como público-alvo empresários e profissionais da área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cepa@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8190.

Os seminários fazem parte das metas do projeto aprovado junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com coordenação da professora Dra. Maria Tereza Friedrich, para implantação de análises de água para apoio ao setor produtivo alimentício. O projeto visa implementar metodologias analíticas, de ensaios químicos e biológicos, em amostras de água para fins de uso doméstico e industrial. A implantação das novas análises contribuirá para atender às demandas provenientes da indústria e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dentre os novos serviços que estão sendo oferecidos pelo Cepa, encontram-se as análises microbiológicas de Coliformes totais, Escherichia coli, Enterococcus e Clostridium perfringens, e análises químicas de íons: Nitrato, Nitrito, Fluoreto, Bromato, Sulfato, Cálcio, Magnésio, Sódio e Potássio por cromatografia iônica, além da determinação de Zinco, Manganês, Cobre, Ferro e Alumínio por espectrofotométrica de absorção atômica.