Geral

Calourada UPF aborda a pandemia e seus desafios na Universidade

23/02/2021

09:17

Por: Assessoria de Imprensa

Programação do evento on-line, promovido pelo DCE, iniciou na segunda-feira, 22 de fevereiro

“A Universidade na pandemia: desafios e perspectivas” foi o tema da primeira mesa da Calourada UPF, realizada de forma on-line na noite de segunda-feira, 22 de fevereiro. O evento, promovido pelo Diretório Central de Estudantes da Universidade de Passo Fundo (DCE - UPF), segue até o dia 25 de fevereiro, e tem o intuito de promover uma recepção aos estudantes da Universidade, debatendo temas como ensino, pesquisa e ciência em tempos de pandemia.

A primeira mesa contou com a participação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que deu as boas-vindas aos estudantes neste semestre, informou sobre as medidas adotadas neste momento e ressaltou o papel da Universidade nos cuidados e enfrentamento à pandemia. “Estamos acompanhando a situação desde o início da pandemia e para muito além das atividades acadêmicas, que tivemos que modificar, também fizemos frente com um conjunto de ações, participando de comitês, trabalhando e oferecendo os nossos serviços para o cuidado e enfrentamento da pandemia”, salientou a reitora.

A representante do DCE, Maria Fernanda Kammerich, que conduziu o debate, também destacou as ações que a Universidade vem realizando ao longo deste período. “É muito importante falarmos desta responsabilidade que a Universidade tem durante a pandemia. A UPF tem um papel importante no combate e no enfrentamento na região com a participação dos estudantes e professores. As maiores iniciativas de enfrentamento vieram das universidades, e com a UPF não foi diferente. Ela foi protagonista em vários sentidos”, destacou a representante do DCE.

A mesa contou ainda com a presença da Sarah Domingues, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), e da Jaqueline Silinske, representando a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS.

Ainda na segunda-feira, os vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, e Administrativo, Dr. Antônio Thomé, participaram da live de boas-vindas durante o turno da manhã.

Confira os temas das próximas mesas:
- 23/02: Terça-feira

Mesa “A vacina: desafios da ciência brasileira em tempos de pandemia”
- 24/02: Quarta-feira 
Mesa “A pesquisa na UPF e suas contribuições para o combate a pandemia da Covid – 19 em Passo Fundo”
- 25/02: Quinta-feira 
Mesa “O papel da extensão universitária no enfrentamento à pandemia”