Extensão

Balcão do Trabalhador promove roda de conversa na Apace

10/09/2019

15:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A equipe do projeto de extensão da UPF Balcão do Trabalhador esteve, na terça-feira (03), na Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace). Orientados pela professora Me. Maira Dal Conte Tonial, eles realizaram uma roda de conversa e uma oficina temática para membros da Associação. 

No encontro, foram abordadas várias temáticas por meio de uma oficina dialogada, abordando principalmente os direitos e as garantias dos deficientes visuais e as cotas a que eles têm direito diante do mercado de trabalho (Lei de Cotas).

Além de sanar dúvidas de natureza trabalhista, os presentes tiveram acesso a informações relacionadas à previdência, uma vez que também esteve presente na atividade a professora Me. Edimara Sachet Risso, especialista na área previdenciária. A docente falou sobre os benefícios segundo a nova lei (Lei complementar 142/2013) e esclareceu quais são os procedimentos para a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.

De acordo com os participantes, a partir desse primeiro encontro, foi possível estabelecer uma parceria voltada ao auxílio dos deficientes visuais da Apace, tanto no que refere ao direito do trabalho quanto no que diz respeito ao direito previdenciário. 

A equipe destaca que a oficina visa não só ajudar a esclarecer questões, mas também estabelecer uma relação com a realidade da coletividade envolvida e com todos os deficientes visuais, uma vez que são notórias as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência de se inserirem no mercado de trabalho, contribuírem para a previdência e, por consequência, buscarem uma aposentadoria.

Ministraram a oficina a mestre em Direito Taísa Cabeda e os estagiários Vitor Barquel e Gabriela Bolzan.