Extensão

Balcão do Consumidor realiza exposição sobre educação para o consumo

30/04/2021

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

O Balcão do Consumidor de Casca realizou, no período de 22 a 28 de abril, uma exposição virtual em suas redes sociais envolvendo a “Educação para o consumo”, por meio de três datas: o Dia da terra (22 de abril), o Dia do Livro (23 de abril) e o Dia da Educação (28 de abril). A atividade desenvolvida incentivou a conscientização da população acerca da importância da educação para o consumo.  

Inicialmente, a exposição fez referência à educação ambiental (sustentabilidade) e o consumo consciente, dando ênfase ao Dia da Terra. Após, a temática da exposição envolveu a importância dos livros como fonte de informação e formação de consumidores conscientes, em referência ao Dia do Livro, dando ênfase às obras já publicadas pelo Balcão do Consumidor, inclusive com sorteio de livros.

Por fim, foi abordado o Dia da Educação, instituído no ano 2000 durante o Fórum Mundial de Educação, simbolizando o compromisso das nações com o desenvolvimento da educação até 2030. 

Segundo a coordenadora do Balcão do Consumidor Casca, professora Me. Nadya Tonial, o consumidor necessita ter conhecimento a respeito dos produtos ou serviços, não só para avaliar a compra que está sendo feita, mas, principalmente, para que possa se posicionar e enfrentar as circunstâncias do mercado de consumo, na condição de cidadão. “O objetivo da atividade foi de conscientizar os consumidores para a importância da educação, para que consigam manifestar sua vontade de forma livre e possam realizar um consumo consciente”, enfatiza Nadya. 

O Balcão do Consumidor é um programa de extensão da UPF em parceria com os municípios e Ministério Público Estadual. Além de mediar as relações de conflito, o Balcão tem como objetivo promover a educação para o consumo. “Participar das pesquisas e das exposições realizadas pelo Balcão do Consumidor traz uma experiência enriquecedora para os acadêmicos”, declarou a estagiária do Balcão do Consumidor de Casca, Erica Balbinot.

O Balcão do Consumidor em Casca
O Balcão está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público ocorre, de forma gratuita, no período da tarde, das 13h30min às 17h30min, de modo presencial e também por e-mail ou chat de redes sociais. Informações pelo e-mail balcaocasca@upf.br, pelo número (54) 3347-1157 ou pelos chats das redes sociais.