Ensino

Balcão do Consumidor e o PPGDireito realizam debate com Procons gaúchos

27/05/2020

18:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

As relações de consumo durante e pós-pandemia da Covid-19 foram o tema do encontro virtual

O Balcão do Consumidor em parceria com Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF) promoveu no dia 26 de maio, a 3ª edição da live “Relações de consumo em época de pandemia”.

​O tema do encontro virtual foi “A atuação dos Procons durante e pós-pandemia da Covid-19” e foi composta, inteiramente, por coordenadores de Procons atuantes de municípios gaúchos.

​A mediação do evento virtual foi realizada pela coordenadora do Balcão do Consumidor de Casca, professora Me. Nadya R. G. Tonial. Inicialmente, foi apresentado um vídeo do Dr. Arthur Rollo – Ex-Secretário Nacional de Defesa do Consumidor, referindo que esse momento de pandemia evidencia ainda mais a importância da aprovação do projeto do superendividamento que tramita há anos no Congresso Nacional.

Após a coordenadora do Procon de Santa Maria e também presidente da Associação Gaúcha de Procons, Marcia Moro, abordou “A realidade dos Procons e os desafios da Associação Gaúcha de Procons Municipais”; na sequência o Dr. Nelson Soares, coordenador Executivo do Procon de Pelotas, tratou sobre “A questão da elevação dos preços no momento de pandemia e a atuação dos procons”. Ainda, a subprocuradora do Procon de Novo Hamburgo, Dra. Claudia Schenkel explicou sobre “O projeto da renegociação e a importância do diálogo nesse momento de pandemia”. Por fim, o diretor do Procon de Santo Ângelo, Dr. Valter Portalete, trouxe aos participantes o tema do “Empoderamento do consumidor: dicas e estratégias nesse momento de pandemia”.

​O evento foi prestigiado por mais de cem pessoas, entre elas estudantes, professores, estagiários do Balcão Consumidor, professores, Procons Estaduais de várias unidades da federação e Procons municipais de diversos municípios gaúchos. “As lives produzidas pelo Balcão do Consumidor em Parceria com o PPGDireito, representam importante ferramenta para a difusão do conhecimento na seara consumerista, em meio a atual situação que vivenciamos. Em especial nessa todos os palestrantes são dirigentes de procons e militantes na defesa do consumidor, o que qualificou ainda mais o evento”, disse o também coordenador do evento, professor Franco Scortegagna.

A professora Nadya destacou a importância da discussão sobre o direito do consumidor. “Importantes temas do direito do consumidor foram abordados. Em especial, nesse momento de pandemia a importância do diálogo, para a composição de relações de consumo que estejam com problemas de inadimplência”, afirmou.