Cultura

Arquivo e Instituto Histórico promovem atividades na 4º Semana Nacional de Arquivos

25/05/2020

15:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Duas exposições integram as ações intituladas “Papéis, tipos e discursos: acervos da imprensa escrita”

Há mais de dois séculos, a imprensa se impõe como fonte de informação. Os argumentos ideológicos, as ideias e os valores culturais dos diretores, editores e jornalistas dividem as páginas com a narrativa de fatos e relatos do cotidiano social. Nesse sentido, a imprensa configura-se como um dos principais meios de compreensão das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, sendo uma fonte bastante profícua para o fazer historiográfico. Deste modo, visando divulgar seus acervos de periódicos e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural a partir deles, que o Arquivo Histórico Regional (AHR) ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), propõem uma série de ações intitulada “Papéis, tipos e discursos: acervos da imprensa escrita”, dentro da programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos.

Foi pensando na potencialidade dos acervos periódicos custodiados pelo AHR e pelo IHPF que surgiu a série de ações intitulada “Papéis, tipos e discursos: acervos da imprensa escrita”, que congrega duas exposições, sendo uma em ambiente virtual e outra de que poderá ser conferida presencialmente; além de um bate-papo temático; publicação de catálogos e a divulgação de acervos nas redes sociais da instituição.

Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos consiste uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Arquivos (9 de junho), sendo os responsáveis pela ação o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos realizados por elas, além de enfatizar a potencialidade dos arquivos, entidades detentoras de acervos e centros de memórias como equipamentos culturais, aumentando sua visibilidade. A Semana visa, ainda, aproximar os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento – uma das funções dos arquivos. A Semana Nacional de Arquivos é realizada por instituições de todo o país que se agregam à iniciativa.

*Exposição: Entre fatos e notícias: 130 anos da imprensa escrita em Passo Fundo*

Espaço Cultural Nicoleit & Oro, abertura dia 8 de junho

Em 2020, completam-se 130 anos da publicação do primeiro jornal passo-fundense. De 1890 para cá a imprensa escrita passou por diversas transformações chegando a 2020 em plataformas digitais. A exposição “Entre fatos e notícias: 130 anos da imprensa escrita em Passo Fundo” apresenta páginas, cores e estilos de diversos periódicos publicados em Passo Fundo, que narram a constituição desses veículos de informação, inseridos na história.

*Exposição Virtual: “Almanaques do cotidiano”: 130 anos da imprensa escrita em Passo Fundo*

Nos últimos anos o Arquivo Histórico Regional (PPGH/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) têm recebido periódicos locais, regionais e/ou nacionais que vêm a constituir ou atualizar fundos de comunicação social de seus acervos. No esforço de higienizar, classificar, disponibilizar à pesquisa, as equipes dessas entidades têm organizado também informações que possam dar suporte às pesquisas e à compreensão da história da imprensa passo-fundense, tem ainda pouco explorado, conhecido e compreendido. A Exposição Virtual deriva desse esforço contínuo e visa difundir de modo mais ampliado dados marcantes dessa trajetória da comunicação social impressa produzida em e para passo-fundenses. A mostra contará com informações e imagens sobre os “almanaques do cotidiano” que movimentaram a cidade de Passo Fundo, de fins do século XIX aos nossos dias.

*Bate-papo: “O surgimento da imprensa em Passo Fundo: estratégias para uma história regional do jornalismo” – com Me.Cristiane Miglioranza

O Bate-papo acontece no dia 12 de junho, às 19h30min e pode ser acessada por meio da Plataforma Zoom Meeting no link https://us02web.zoom.us/j/86201442085.

O bate-papo “O surgimento da imprensa em Passo Fundo: estratégias para uma história regional do jornalismo”, que será realizado com a Me. em História Cristiane Miglioranza, objetiva provocar a reflexão sobre a imprensa como fonte para a análise histórica e social, bem como sobre o papel dos arquivos na preservação, custódia e acesso às fontes periódicas. Tais reflexões serão pautadas pela exposição do contexto do surgimento e desenvolvimento da imprensa escrita em Passo Fundo, no final do século XIX e início do século XX.