Extensão

Aprender brincando: 9ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes já começou!

10/11/2022

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo e arquivo

Evento realizado no Campus I da Universidade de Passo Fundo segue até domingo, dia 13 de novembro

Sentir-se em casa, pertencer, conhecer o mundo e a si mesmo: são essas algumas das experiências vivenciadas pela Heloisa Fiori Ciarini durante os seis anos em que participou do Acampamento da Criança com Diabetes. Diagnosticada com Diabetes Mellitus Tipo I com dois anos de idade, a jovem, hoje estudante do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), é uma das centenas de crianças que já fizeram parte do evento que chega a 9ª edição entre os dias 10 e 13 de novembro de 2022. 

Organizado em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Distrito Lions LD-7, a atividade faz parte do Projeto de Permanente Cuidado a Crianças com Diabetes, vinculado à extensão da UPF, e celebra o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. Durante o ano todo, pais, crianças, médicos, professores e estudantes da Instituição, promovem encontros para abordar o tema e conversar sobre as dificuldades enfrentadas e as maneiras de conviver com a doença. 

Heloisa (à esquerda) durante sua participação no Acampamento

É neste ambiente de ensino e compreensão que pequenos e familiares encontram seus pares e entendem que não estão sozinhos. Coordenador do projeto e professor da Escola de Medicina (Famed/UPF), Thiago Fritzen ressalta que o Acampamento é uma oportunidade para que todos troquem experiências. “A criança com diabetes se sente isolada porque as vezes não tem um amiguinho que compartilhe a mesma vivência da doença. Aqui é diferente. Elas veem outras crianças sentadas na mesa, contando carboidratos, fazendo testes, aplicando insulina. Elas sentem que podem compartilhar, que pertencem a um lugar”, conta o médico endocrinologista e também diabético. 

Em 2022, 46 crianças estão participando do evento realizado no Campus I da UPF, além de pais, 49 voluntários e 20 extensionistas. “Sempre tentamos fazer com que elas aprendam brincando. Esse é o nosso objetivo: levar conhecimento, embasado na ciência, mas de forma lúdica. Para isso, contamos com apoio também de diversos cursos da Instituição, como Enfermagem, Agronomia, Nutrição, entre outros. Os participantes também poderão fazer exame de fundo de olho com auxílio do Hospital de Olhos e brincar, se divertir, sob orientação do Grupo de Escoteiros Cônego João Batista Sorg, de Carazinho”, lembra Fritzen. 

“É muito gratificante ver toda a comunidade envolvida", comenta o docente, que também aponta a gratuidade da atividade como um dos seus pontos fortes. “Essa participação de todos e a universalização da saúde, de forma gratuita, aproxima os especialistas daqueles que mais precisam. É lúdico e educacional. É um ambiente muito rico!”, finaliza. 

“Uma virada de chave”

Natural de Constantina, Heloísa começou a participar do Acampamento da Criança com Diabetes com 9 anos de idade. “Minha mãe ficou sabendo do projeto por meio da minha pediatra que era de Passo Fundo. De lá pra cá, foi uma virada de chave na minha vida. Sinto que ele contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal. Antes, eu achava que era a única pessoa no mundo a sofrer com a doença, me sentia excluída e incompreendida. No meu primeiro dia de Acampamento, descobri que existiam outras e que, assim como eu, estavam tentando encontrar o seu lugar dentro do mundo”, conta a estudante. 

Hoje com 18 anos, a jovem não faz mais parte do projeto em virtude da sua idade, mas não vê a hora de começar a integrá-lo de outra forma. “Assim que entrei na Universidade como acadêmica de Direito prometi que, logo que conseguisse organizar disciplinas, estágio e vida pessoal, buscaria uma forma de ser parte do time de extensionistas do Acampamento, já que foi ele que me fez ver que a gente só vive determinadas situações para que possamos fazer delas um exemplo para quem nos rodeia”, pontua orgulhosa. 

Além de auxiliar no tratamento, o projeto também é capaz de mudar a visão dos diabéticos quanto à doença. “O Acampamento fez com que minha relação com o meu tratamento melhorasse muito, consegui fazer com que o controle glicêmico, bem como, minha alimentação, tivessem uma melhora significativa. Eu acredito que a melhor coisa que pode acontecer a uma criança diabética é conhecer o Acampamento. Conhecer esse projeto foi como mergulhar em uma realidade mágica de conhecimento e acolhimento para pessoas com diabetes”, finaliza Heloísa. 

Programação

A 9ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes iniciou na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, com a recepção e montagem das barracas. A programação estende-se até o domingo, 13. Assim como os demais parceiros, o HSVP proporcionará diversas atividades para toda comunidade. “Estamos muito contentes em participar de mais uma edição do Acampamento da Criança com Diabetes! Além de auxiliar em toda a parte da alimentação, o Hospital irá garantir no sábado uma tarde em sua Associação dos Funcionários, para que os integrantes do Acampamento possam aproveitar toda a área de lazer, com as piscinas e quadras de esportes. Da mesma forma, os alunos da Escola de Enfermagem estarão presentes, oferecendo testes de glicose e aferição de pressão, indicando o encaminhamento correto quando necessário”, comenta o gerente corporativo de enfermagem do HSVP, José Olavo Lupatini Filho.

Conheça as atividades que farão parte da programação logo abaixo: 

Quinta-feira, 10/11

- Montagem das barracas
- Exames de fundo de olho e laboratoriais
- Ginástica
- Roda de chimarrão
- Cuidado com a saúde bucal
- Cerimônia de abertura

Sexta-feira, 11/11

- Visita ao Hospital Veterinário
- Contagem de carboidratos e receitas saudáveis
- Conhecendo o Espaço Geek
- Trilha Ecológica
- Diálogo com a psicóloga
- Feira das profissões
- Festa à fantasia

Sábado, 12/11

- Atividades com escoteiros
- Diálogos sobre a juventude
- Plantando minha plantinha
- Conversa com a Roche
- Encontro com Endocrinologistas
- Piscina
- Fogo de conselho e luau

Domingo, 13/11

- Encerramento do acampamento
- Formação de monitores