Pesquisa e Inovação

Aporte milionário: incubada do UPF Parque eleva valor para mais de 13 milhões

04/08/2021

15:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Após dois anos envolvida com o ecossistema de inovação da Rede Conecta UPF, empresa Umentor venceu 300 startups e conquistou investimento milionário

Fortalecer processos, ampliar ações, inovar em todas as áreas. Esses são objetivos comuns entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e as empresas que, por meio da Rede de Inovação Conecta UPF e da incubadora de empresas do Parque Científico e Tecnológico, trabalham para desenvolver novos produtos, métodos e serviços. Oportunizando um ecossistema de inovação, a Instituição tem auxiliado startups incubadas na aplicação de projetos e na conquista de aportes financeiros significativos. Um dos mais recentes é o investimento milionário recebido pela empresa Umentor que, durante dois anos, conviveu neste ecossistema de inovação proporcionado pela instituição.

Conceituada como uma empresa RHTech, cujo objetivo é automatizar processos de Recursos Humanos para aumentar a eficiência do setor, por meio de soluções tecnológicas de gestão e educação corporativa, a Umentor recebeu um aporte milionário que eleva o valor da empresa para mais de 13 milhões. O investimento foi realizado pela Ventiur, em parceria com os seus veículos de investimento Hélice e Fundo20. Ao todo, 300 startups estavam inscritas no desafio que se destacou Umentor.

Ecossistema que favorece o crescimento empresarial

As oportunidades vivenciadas dentro do processo de incubação são uma etapa importante para o crescimento e maturidade das empresas, para que, com o tempo, possam alçar voos e andarem sozinhas. Segundo a gestora de Inovação do UPF Parque, Dra. Teofanes Foresti Girardi, a incubadora é o lugar onde os empreendedores têm acesso a estruturas e processos, entram em contato com diferentes tecnologias, conhecem pessoas especializadas e trocam experiências com outros empreendedores pela network. “O ecossistema de inovação da UPF é um espaço planejado para o compartilhamento de informações e conhecimentos favoráveis ao empreendedorismo e a inovação. Um espaço onde investidores, empresas e universidade se reúnem com o objetivo de proporcionar novos modelos de negócios e promover talentos. A incubadora é um ambiente muito fértil para a inovação”, ressalta.

A Incubadora, criada em 2015, objetiva estimular o empreendedorismo inovador e de base tecnológica. Para isso, disponibiliza aos empreendedores espaço físico para a instalação das empresas e um conjunto de assessorias para fortalecer e consolidar os negócios nascentes ou jovens. Dentro dessa parceria entre Universidade e empresa são desenvolvidas ações práticas como eventos, oficinas, workshops e desafios tecnológicos, visando sensibilizar potenciais empreendedores para a criação de startups.

Alinhada com as melhores metodologias de incubação do país, a Rede Conecta conta com duas etapas para ingresso: a pré-incubação e a incubação interna ou externa. Para saber mais, acesse www.upf.br/conecta.

Para o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, a conquista da empresa reflete o empenho da Universidade em ampliar oportunidades a partir da inovação. “Para nós é uma satisfação fazer parte dos processos de transformação, crescimento e melhoria das empresas que estão incubadas e também daquelas que hoje já trilham seu caminho longe da UPF. Nosso esforço, pela pesquisa e pela inovação, é para que esse ecossistema possa permitir ainda mais conquistas”, frisou.

Investimento para mudar os rumos da empresa

Dedicação e empenho dos sócios, Ismael Wimmersberger, Magnun Barcarol e Roberto Rabello, foram imprescindíveis para o alcance das conquistas da empresa Umentor. Incubados na UPF por dois anos, eles tiveram a oportunidade de conhecer o mercado, receberam apoio e puderam, com isso, buscar investimentos. 

De acordo com Rabello, que também é docente da UPF, foi o olhar para a tecnologia e para a tendência em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa que fizeram a empresa se destacar no mercado de forma significativa. “Nosso negócio é unir tecnologia e gestão de pessoas para garantir alta performance e crescimento dos colaboradores dentro das empresas”, explica.

Ele recorda que a incubação, por dois anos, no UPF Parque foi fundamental para a empresa passar por este processo, uma vez que, por meio do apoio, das conexões com o mercado e das mentorias oferecidas pela incubadora, eles atingiram a maturidade necessária que o mercado exige. “Somos agradecidos ao UPF Parque e à Incubadora e temos ciência de que a soma dos conhecimentos adquiridos nesta etapa foi fundamental para o sucesso da Umentor”, destaca.

O aporte financeiro foi conquistado através de uma bateria de apresentações denominadas de PITCH. As provas iniciaram no evento do Gramado Summit, passando pela Batalha das Startups e após pelo processo de seletivo da Ventiur, que contou com mais de 350 Statups. Segundo Rabello, o valor será destinado para expansão do mercado em nível nacional, para inovação e desenvolvimento tecnológico.