Universidade

Alquimia de percepção: educação de paladar e alimentos funcionais

21/06/2019

14:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Iniciativa ocorre de 1º a 4 de julho, no Campus I da UPF, apresentando ingredientes funcionais e suas fontes, com foco na manutenção da saúde e na percepção dos alimentos por meio dos sentidos

Sabor, odor, textura e aparência são características sensoriais que tornam os alimentos mais atrativos aos consumidores modernos que buscam maior prazer com a alimentação. Um dos desafios da ciência é incorporar ingredientes funcionais aos alimentos sem que eles percam essas características. Pensando nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oportuniza uma formação diferenciada por meio do curso livre “Alquimia de percepção: educação de paladar e alimentos funcionais”. O curso aborda a alimentação considerada funcional juntamente com a necessidade de desenvolver produtos saudáveis sem perder paladar e olfato. 

Dentre os conteúdos abordados estão ingredientes funcionais e desenvolvimento de alimentos funcionais, a percepção do odor, do gosto e do aroma, testes de olfato e paladar, além de testes sensoriais em alimentos funcionais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas acessando aqui, até o dia 25 de junho. As vagas são limitadas. O curso será realizado entre os dias 1º e 4 de julho, das 19h20min às 22h35min. O investimento é de R$ 20,00 e o curso terá como ministrantes a professora Dra. Luciane Maria Colla e Christian Oliveira Reinehr. A carga horária total é de 16h/aula. Mais informações pelo site upf.br/cursoslivres.

Cursos livres na UPF
Oportunizando formações especiais, com temas contemporâneos e que estão conectados às inovações, a UPF realiza um novo projeto que permite vivenciar uma experiência diferente dentro da Universidade: os cursos livres. Nesta primeira edição, são 13 opções de cursos de curta duração disponíveis, dentre elas, o curso “Alquimia de percepção: educação de paladar e alimentos funcionais”.

Com temas diversificados e que vão ao encontro das demandas da atualidade, os cursos livres são uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer o potencial em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da UPF. As vagas são limitadas. Todas as informações relativas aos cursos podem ser consultadas acessando upf.br/cursoslivres.

Serviço
O que:
Curso livre “Alquimia de percepção: educação de paladar e alimentos funcionais”
Inscrições: até o dia 25 de junho, acessando aqui
Investimento: R$ 20,00
Data do curso: 1º a 4 de julho, das 19h20min às 22h35min
Carga horária: 16h/aula
Informações: upf.br/cursoslivres