Jornada

Agentes de leitura de Lagoa Vermelha participam de formação

13/08/2018

18:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura” ocorreu no dia 11 de agosto

O processo de formação dos agentes de leitura das Jornadas Literárias continua na região. Mais um módulo do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, destinado para os professores, foi realizado no município de Lagoa Vermelha, no dia 11 de agosto. O curso foi ministrado por um dos coordenadores das Jornadas Literárias, professor Miguel Rettenmaier, e pela coordenadora do Viva! Emau, professora Carla Portal. 

Nos encontros, são trabalhadas questões como a formação de leitores na sua relação com a literatura infantil e juvenil, a leitura vinculada à tecnologia e a leitura vinculada à comunidade. 

Caderno de Atividades está disponível
No primeiro semestre, estudantes e professores trabalharam as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano), e, neste segundo semestre, estão trabalhando com as obras de Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano). Confira aqui a relação de obras indicadas.

O “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto está disponível aqui.

Estações de Leitura 
O projeto Jornada em Movimento também promove as Estações de Leitura, momento em que estudantes e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. 

Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebeu a primeira Estação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. A próxima edição nesse município ocorre no dia 10 de novembro, na Escola Vinte e Oito de Fevereiro.

Em Passo Fundo, as Estações ocorrem no dia 19 de setembro, na Escola Padre José de Anchieta, e, no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga.

Encontro com Escritores
Outro momento do Jornada em Movimento são os encontros com os autores, etapa em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre. Esse encontro ocorre nos três municípios: Lagoa Vermelha, Marau e Passo Fundo. A primeira edição já foi realizada nessas cidades em julho. 

A segunda edição ocorre no mês de novembro e as escolas interessadas já podem realizar a inscrição aqui. Esses municípios receberão, nessa oportunidade, os escritores Simone Pedersen, Helena Gomes e Bento de Luca. Passo Fundo recebe os escritores no dia 28 de novembro, no Centro de Eventos, das 9h às 14h. Em Lagoa Vermelha, o encontro ocorre no dia 29, no Campus UPF Lagoa Vermelha, às 14h, e Marau recebe os autores no dia 30 de novembro, às 14h, com local a ser definido.