Extensão

Acampamento da Criança com Diabetes: qualidade de vida e autocuidado

18/11/2019

17:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Em sua sétima edição, projeto impacta positivamente a vida de crianças e jovens

O 7º Acampamento da Criança com Diabetes ocorreu de 13 a 17 de novembro na UPF. Organizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Lions Clube e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o evento envolveu cerca de 250 pessoas, entre elas 60 crianças. Durante esses dias, eles acamparam na Universidade, se divertiram e aprenderam muito. Participaram de rodas de conversas, oficinas, receberam orientações sobre alimentação, exercícios físicos, autoestima, suporte emocional, entre outras ações.

Bruna Vitória Capitaneo, 14 anos, participou das sete edições do Acampamento da Criança com Diabetes. Ela descobriu que tinha diabetes tipo 1 aos oito anos. “No início achava que era o fim do mundo. Eu chorava, não queria, achava que não conseguiria viver”, revelou. Foi quando ela conheceu o projeto. “O projeto mudou totalmente minha vida. Vim pra cá, onde todo mundo troca suas vivências, e percebi que não era a única com diabetes e fui aprendendo”, comentou Bruna. 

Hoje, ela e outros jovens que chegaram no projeto pequenininhas se tornaram monitores e ajudam outras crianças a enfrentar a doença. “A gente começa a conhecer um ao outro, nos ajudamos. Agora, ajudamos os pequenos que chegaram aqui como nós. O que eu tenho a dizer pra eles é que não precisam se desesperar”, afirmou Bruna.

E para incentivar as crianças e suas família, a solenidade de abertura do Acampamento, que ocorreu no dia 14 de novembro, Dia Mundial de Enfrentamento da Diabetes, contou com uma conferência sobre diabetes e o esporte, com o educador físico Flávio de Aguiar, 48 anos, de Minas Gerais, que é diabético do tipo 1, personal trainer, treinador de corrida, maratonista e montanhista. Ele descobriu que tinha diabetes aos 17 anos e garante que sua vida ganhou novos rumos. “Tenho diabetes há 31 anos e a minha vida só melhorou depois disso. Passei a ter que tomar muito mais cuidado. Passei a ter que controlar atividade física, alimentação. Tudo que eu como eu tenho que contabilizar, garantindo assim muito mais qualidade do que quando eu não tinha diabetes”, contou Aguiar.

A diabetes inspirou o palestrante a cuidar mais da sua saúde e não o limitou, pelo contrário. “A diabetes nunca me impediu de fazer nada. Muito pelo contrário, me senti instigado a fazer as coisas, tudo o que eu queria fazer, sem sentir nenhuma limitação. Mas é preciso ter cuidados. Pra você ter liberdade, você tem que ter responsabilidade. Fiz um pacto comigo mesmo: quero viver mais e com mais qualidade que todos meus amigos que não têm diabetes”, revelou o palestrante.

Impactos positivos
O projeto de extensão Acampamento da criança com diabetes integra o programa ComSaúde e visa promover a qualidade de vida e o autocuidado orientado a crianças e jovens com diabetes tipo I (DM1) e às suas famílias, por meio de vivências e experiências lúdicas. O projeto tem em sua essência vários propósitos, que buscam garantir que as crianças possam viver a infância em sua plenitude, com a segurança de que poderá ser um adolescente e um adulto feliz, bem como orientar os pais/cuidadores. Atividades são realizadas ao longo do ano.

A coordenadora do Acampamento, professora Me. Monica Krahl, ressaltou que o principal resultado do projeto nestas sete edições é o impacto que ele vem causando na vida dos participantes. “Tínhamos crianças que iniciaram pequenas e que agora já são monitores do projeto. O grande impacto está também nos indicadores de vida dessas crianças, bem como o impacto social”, destacou Monica. 

A solenidade de abertura oficial do evento, realizada no Centro de Eventos da UPF, contou com a participação de representantes de todas as instituições promotoras e apoiadoras do evento. 

Mais fotos sobre esta edição do projeto e informações sobre as ações realizadas estão disponíveis nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Acampamento da Criança com Diabetes.