Ensino

Acadêmicos realizam audiências simuladas em Casca

26/11/2021

13:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade fez parte de uma série de atividades de prática jurídica

Uma das preocupações dos acadêmicos que estão finalizando um curso de graduação é com o ingresso no mercado de trabalho e aquele momento em que a teoria vai ser colocada em prática. Buscando orientar e preparar os estudantes para esta etapa, o curso de Direito da UPF Casca promoveu, nos dias 11 e 25 de novembro, a realização de audiências de instrução e julgamento simuladas

Os acadêmicos do nível X, coordenados pela professora Me. Nadya Tonial, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, simularam audiências de instrução e julgamento de processos cíveis. Durante a atividade eles reproduziram os ritos de uma audiência jurídica no meio acadêmico, tendo como protagonistas os próprios acadêmicos.

Com base em casos reais e processos findos da Comarca de Casca, os acadêmicos realizaram audiências cíveis de instrução e julgamento, envolvendo os atos preparatórios, conciliatórios, instrutórios e de julgamento, retratando como acontecem as audiências de instrução e julgamento, no âmbito civil, na Justiça Comum.

Prática e orientações

No dia 11 de novembro foram realizadas duas audiências. A atividade, que ocorreu de modo presencial, contou com a presença das turmas dos terceiros anos da Escola Estadual De Ensino Médio Maccarini de Casca, que prestigiaram o evento. A direção da escola agradeceu a oportunidade de os alunos entenderem como acontecem as audiências na justiça.

Já no dia 25, foram realizadas mais duas audiências pelos acadêmicos do nível X do Direito UPF Casca. Na oportunidade esteve presente o magistrado da 1ª Vara Judicial da Comarca de Guaporé, João Carlos Inácio. Após a realização das audiências simuladas, o juiz falou sobre a realização das audiências durante o período da pandemia e os desafios que se apresentaram na prestação jurisdicional nesse período.

O Magistrado encantou a todos com sua fala, esclarecendo inúmeras dúvidas trazidas pelos acadêmicos. Por fim, agradeceu a oportunidade de estar na UPF e manifestou a satisfação de conversar com a turma. “Agradeço o convite do curso de Direito da UPF, campus Casca, e da Professora Nadya. Foi uma satisfação poder participar de uma atividade jurídica deste nível e poder transmitir aos alunos um pouco da minha experiência na magistratura gaúcha”, destacou.

O acadêmico Guilherme Defendi ressaltou que a audiência simulada, proposta como atividade da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, foi de grande aprendizado prático para todos. “Para mim, em especial, ter trabalhado na organização, confecção das peças e atuação possibilitou uma visão ampla de todas as atividades exercidas pelos sujeitos processuais, em especial o magistrado. Agradeço a oportunidade dessa atividade prática e também a interessantíssima palestra com o magistrado”, observou.

Para a acadêmica Emili Brandalise, a audiência simulada proposta como atividade suplementar na cadeira de Estágio Curricular Supervisionado III, fará a diferença na hora de encarar o mercado de trabalho. “Foi de suma importância para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, tendo em vista que pudemos aliar a teoria vista em sala de aula, com a prática das solenidades. Proporcionando aos acadêmicos uma bagagem diferenciada, para o início de carreira no mercado de trabalho”, considerou.

Segundo Nadya, a atividade é fundamental para proporcionar a vivência. “A atividade fortalece a vivência da prática, pois propicia o estudo pormenorizado do processo civil pelos acadêmicos, em suas diversas fases, além de uma vivência da prática, em especial, da audiência de instrução e julgamento, momento em que irão atuar como procuradores dos autores e réus, como membros do Ministério Público e como juízes”, ponderou.