Ensino

Acadêmicos da UPF entregam brinquedos pedagógicos para entidade beneficente

12/07/2018

13:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Materiais foram desenvolvidos na disciplina de Protótipos e entregues à Fundação Lucas Araújo

Os acadêmicos do CST em Design de Produto da Universidade de Passo Fundo (UPF) entregaram, na quinta-feira, 5 de julho, brinquedos educativos pedagógicos desenvolvidos na disciplina de laboratório de Protótipos neste semestre. Os materiais foram doados para o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, da Fundação Beneficente Lucas Araújo.

De acordo com a professora Teofanes Foresti, o processo de criação e desenvolvimento se deu com base nos conceitos de brinquedos educativos, que são aqueles que permitem que a criança explore as possibilidades de forma mais livre e sem regras, estimulando as habilidades de coordenação, raciocínio, além de desenvolver a capacidade de percepção através das cores e formas. Além disso, o grupo também utilizou o conceito de brinquedo pedagógico, que são os que necessitam de uma orientação e explicação para brincar e interagir. “A proposta é que a utilização desses brinquedos educativos e pedagógicos despertem para uma atividade mais proveitosa, na qual a experiência de brincar seja também educativa e contribua para o desenvolvimento e a construção de habilidades nas crianças”, destacou.

Os alunos atentaram paras esses conceitos e, com base em metodologias de design, desenvolveram jogos de encaixe, dominó, jogo da memória, jogos com letras e números, quebra-cabeças, entre outros.

Segundo Teofanes, a escolha do Lar da Menina se deu em razão da parceria existente, por meio do projeto “Paisagismo produtivo e educação ambiental: transformando espaços, transformando vidas”, coordenado pela professora Dra. Evanisa Quevedo Melo. O projeto contempla possibilidades de intervenções multidisciplinares como o Design, que pode colaborar com a construção desses jogos. 

Ainda na ocasião foi desenvolvida uma atividade de interação junto às crianças, com os alunos participantes do projeto de extensão e do curso de Design de Produto da UPF e da psicóloga voluntária Taimara Foresti, que conduziu a atividade de interação.