Ensino

Acadêmicos da Enfermagem UPF prestam orientações sobre o aleitamento materno

25/06/2019

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Diante deste cenário, os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Maternidade do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), vem desenvolvendo ações em âmbito hospitalar para instrução de gestantes, parturientes, puérperas e seus acompanhantes em relação às técnicas adequadas para um aleitamento materno de qualidade.

A atividade integra ações educativas que são realizadas nos centros de maternidade do Brasil, a partir da realização de atividades de orientação e o auxílio adequado na amamentação, a fim de incentivar o aleitamento materno em tempo preconizado pelo Ministério da Saúde e dessa forma evitar os óbitos infantis.

De acordo com a acadêmica do curso de Enfermagem, Adrieli Carla Prigol, o HSVP é a instituição de referência do interior do estado, atendendo em média mais de 3.000 nascimentos ao ano. “É uma instituição que recebe gestantes de alto risco de todo norte do estado e sul de Santa Catarina, e devido a esta grande demanda, a instituição necessita manter um programa continuo de orientação e apoio em aleitamento materno no sentido de empoderar as mães para sucesso na amamentação. Também por ser um hospital de ensino, local onde os acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF desenvolvem suas práticas pensou-se em desenvolver o projeto de extensão envolvendo as duas instituições visando uma aproximação do ensino com os campos de prática. Essa ação teve início em 2018, com um projeto piloto, formado por um grupo de acadêmicos de Enfermagem, que realizam as orientações em seus horários livres. A partir do ano de 2019, o projeto foi institucionalizado na UPF e, atualmente, conta com 40 extensionistas do curso de Enfermagem”, informou. 

Nos meses de março e abril foram realizadas cerca de 405 orientações, um número significativo segundo os participantes do projeto, demonstrando que as intervenções melhoram a adesão ao aleitamento materno. De acordo com Adriele, o projeto desenvolve no estudante a capacidade de comunicação eficaz possibilitando o auxílio as pacientes para tomarem decisões, discutindo a saúde da mãe e do bebê. Repassando informações que esclarecem dúvidas de gestantes e puérperas e promovem o desenvolvimento do acadêmico.