Ensino

Acadêmicas se preparam para viver a experiência do intercâmbio

23/07/2019

13:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Por meio do Programa Marca, Bianca, Gabriela e Stéfani passarão um mês estudando na Bolívia e na Argentina

Três acadêmicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) se preparam para viver, no próximo semestre, a experiência de realizar um intercâmbio. Bianca Marquetti, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Menin, da Engenharia Civil, e Stéfani Berghahn, da Agronomia, foram selecionadas para participar dessa vivência por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca). As estudantes irão para diferentes instituições de ensino da América Latina:  Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, na Bolívia; Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Concepción del Uruguay, na Argentina; e Universidad Nacional del Litoral, também na Argentina.

Prestes a embarcar, Bianca, que viaja no dia 25 de julho para a Bolívia, conta que interesse pelo intercâmbio a acompanha desde o início da graduação e que aumentou quando conheceu o programa Marca. Para ela, os países da América Latina possuem uma variedade cultural, herança histórica e paisagens naturais tão interessantes quanto dos países europeus. Por isso, as expectativas para essa experiência são muito positivas. “Conhecer outra cultura e novos lugares será muito enriquecedor em todos os sentidos. Um intercâmbio acadêmico é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal, além do aprendizado de um novo idioma, estudar arquitetura de uma perspectiva diferente proporcionará também um crescimento acadêmico e, futuramente, profissional”, destacou. 

Assim como Bianca, Stéfani também sempre se interessou pela ideia de realizar um intercâmbio. A acadêmica de Agronomia viaja no dia 7 de agosto para a Argentina e conta que um dos principais motivos para ter escolhido o país foi justamente a oportunidade de conhecer a agricultura em um outro país. “Eu espero aproveitar ao máximo a oportunidade de vivenciar parte da minha graduação na Argentina, adquirir novos conhecimentos na área da Agronomia e também desfrutar ao máximo do programa de intercâmbio, que com certeza proverá muitas experiências de vida, pontuou. 

Sobre o Programa Marca
O Programa Marca foi desenvolvido e implementado pelo Setor Educacional do Mercosul atendendo a duas prioridades do planejamento estratégico do setor: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

A UPF participa do Programa por ter os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Agronomia avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL) pertencentes a instituições dos quatro países membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e dos países associados Bolívia e Chile. Dessa forma, estudantes destes cursos de graduação podem se candidatar a um intercâmbio de um semestre letivo em uma instituição de outro país.