Extensão

A Semana do Conhecimento está chegando: fique de olho na programação

22/09/2021

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento que dá espaço para a ciência, tecnologia e inovação aplicadas à solução de problemas globais ocorre na UPF de 27 a 30 de setembro

“A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais” é o tema central da Semana do Conhecimento, evento realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) que propõem o envolvimento de professores, estudantes, funcionários e a comunidade geral. A programação ocorre de 27 a 30 de forma on-line. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 27, aqui.

Para os organizadores, o evento é uma oportunidade em que a Universidade contribui com a construção da realidade social, fazendo com que suas ações reflitam e façam refletir a vida em sua dimensão local, regional e global. Para isso, a programação é pensada de forma a possibilitar espaços que evidenciem ainda mais o conhecimento produzido na Universidade envolvendo as seguintes mostras de trabalhos: Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e a Mostra de Pós-graduação.

A abertura oficial ocorre no dia 27 de setembro, às 19h20min. O painel debaterá o tema do evento com os convidados Dr. Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS), João Pedro Mazuco Rodriguez (acadêmico de Engenharia de Computação, bolsista de iniciação científica do Pibic CNPq), Dra. Yoná da Silva Dalonso (Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille, presidente do Forext), com mediação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. A transmissão será pelos canais do Youtube da UPF TV e da UPF Online.

A programação completa e os links das transmissões devem ser acessados no site do evento: www.upf.br/semanadoconhecimento. Mais informações pelo e-mail semanadoconhecimento@upf.br.

Confira aqui um resumo da programação

UPF Idiomas presente na Semana

O Centro de Idiomas da Fundação Universidade de Passo Fundo – UPF Idiomas, também está presente na Semana do Conhecimento. A equipe apresentará o Mosaico Cultural, atividade já consolidada do Centro.

De acordo com Mariane Rocha Silveira, coordenadora da UPF Idiomas, serão dois horários em que os interessados poderão saber mais sobre as línguas e as culturas japonesa e francesa. No dia 27 de setembro, às 17h, ocorre a sessão Cultura e Língua Japonesa na região norte do RS, com a professora Megumi Sato Tanabe, que fará um relato sobre a imigração japonesa na região de Passo Fundo, abordando questões linguísticas e culturais. A atividade poderá ser assistida pelo YouTube, no link.

Já no dia 30, quinta-feira, às 17h, o foco será a língua francesa. Na oportunidade o professor André Gonçalves apresentará e discutirá curiosidades sobre as expressões idiomáticas da língua francesa em relação à língua portuguesa. A transmissão será pelo link.

Segundo Mariane, as atividades foram organizadas pensando na integração das questões culturais e linguísticas, considerando que aqueles que se interessam por aprender um idioma, também precisam conhecer os aspectos culturais que abrangem os falantes desse idioma, sua história e seus costumes. “A UPF Idiomas está passando por uma reestruturação e, em breve, lançaremos as novidades para 2022, integradas às demandas do processo de internacionalização da UPF, como um todo”, pontuou.

A UPF Idiomas oferece cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, português e LIBRAS. O Centro está localizado no Campus I, Prédio B3. Informações pelo e-mail upfidiomas@upf.br ou pelo WhatsApp 3316-8510.

Lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior

A Semana do Conhecimento congrega ações das mais diversas áreas e contempla eventos que movimentam o setor da educação. Exemplo dessa relação será o lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES), que ocorrerá durante o Café do Conhecimento. A atividade será transmitida pelo canal da UPF Online no Youtube, na terça-feira, dia 28, a partir das 17h.

A publicação é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES) e reúne temas centrais da educação superior brasileira, bem como apresenta informações e reflexões para todos que abordam o tema em seus estudos acadêmicos ou que buscam apoio para sua atuação profissional no ensino superior.

Participam do encontro a coordenadora da EBES, professora aposentada da UFRGS e docente titular da PUCRS, Dra. Marília Costa Morosini; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, professor Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco; professora Dra. Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS); professora Dra. Solange Maria Longhi (UPF) e a professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon (GEU-UPF). Também farão parte da mesa de abertura a Reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; e Reitor da UCS e Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), entidade apoiadora do evento, professor Dr. Evaldo Antonio Kuiava.