Jornada

“A literatura prepara para a vida”

29/11/2018

16:59

Por: Natália Fávero

Fotos: Natália Fávero

Escritoras Helena Gomes e Simone Pedersen conversaram com mais de 800 estudantes de Lagoa Vermelha, nesta quinta-feira, 29 de novembro. Próximo Encontro ocorre nesta sexta-feira, em Marau

O município de Lagoa Vermelha sediou, nesta quinta-feira, 29 de novembro, o Encontro com Escritores das Jornadas Literárias. Os estudantes do município conversaram com as escritoras Helena Gomes e Simone Pedersen, na Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha. Mais de 800 crianças da educação infantil e do ensino fundamental participaram da atividade. Marau recebe as autoras no dia 30 de novembro, às 8h30min e às 13h30min, na Casa da Cultura.

A autora Helena Gomes conversou com os estudantes do 5º ao 9º ano. Ela é jornalista, revisora e escritora com quase 50 livros publicados para o público infantil, juvenil, EJA e jovem leitor. A escritora ressaltou a importância dessas ações promovidas pelas Jornadas Literárias. “É um trabalho de extrema importância ainda mais em um país que tem extrema dificuldade para interpretar texto, que não tem hábito de leitura e que nem sempre encontra em casa o exemplo de pais ou familiares que leem. A literatura faz com que o aluno compreenda a realidade dele, contribui para ele respeitar as diferenças. A literatura te prepara para a vida”, destacou Helena.

Os trabalhos que as crianças realizaram a partir da leitura das obras das autoras foram expostos nos corredores do prédio do Campus. Simone Pedersen, que esteve com os alunos do 1º ao 4º ano, ficou impressionada com a beleza e carinho das crianças. “Esses trabalhos estão lindíssimos. Esse encontro com os leitores é um aquece coração. Você é tomado por uma onda de carinho e afeto que te leva para outro lugar. É uma experiência que marca a vida toda. Esse carinho das crianças alimenta o escritor quando passa pelos processos mais difíceis de editoração. São essas lembranças que te movem”, comentou Simone, que publicou 43 livros entre romance, contos, crônicas, poemas e literatura infanto-juvenil. 

Encontro com a literatura
Para participar do projeto, os estudantes leram as obras das autoras durante o semestre. Mas essas crianças contaram com o incentivo dos professores. “Leitura é sempre importante e é através dela que os horizontes vão se ampliando. As crianças precisam criar esse hábito. Esse trabalho com os escritores aproxima os alunos da realidade deles e do contexto do livro. Ficam ansiosos para conhecer os escritores. Em uma das obras, eles ficaram encantados com o lobo, que não é mau como na história tradicional da Chapeuzinho Vermelho”, revelou a professora Loraci de Fátima de Souza, professora do 3º ano da Escola João Protásio da Luz.  

A obra que a professora se referiu é “O Lobo Vermelho e a Chapeuzinho”, da escritora Simone Pedersen. Essa obra é uma recriação da história clássica do lobo e da chapeuzinho, mas nesta história o lobo é bonzinho. E foi isso que chamou a atenção da estudante Nicole de Mattos, de 9 anos. “Nesta história o lobo só queria comer as frutas, não queria fazer mal para a vovozinha. Ele é bem bonzinho. Gostei muito dessa parte”, pontuou a aluna.

Uma Jornada em movimento
O Encontro com Autores faz parte do projeto Jornada em Movimento, que ocorre nos anos em que não há edição da Jornada Nacional de Literatura. Essa atividade consiste em um momento em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre. Esse trabalho foi destacado pela secretária de Educação de Lagoa Vermelha, Aline Teles Fasoli. “A partir do momento que conseguimos fazer com que o aluno leia o livro e depois tenha esse contato com o autor, que geralmente é tão distante dos nossos alunos, é sensacional. Nesta vivência, eles podem tirar dúvidas sobre os personagens, mostrar os trabalhos que fizeram na escola e essa prática é incentivada nas escolas”, ressaltou a secretária.

Além da parceria com as prefeituras de Marau, Lagoa Vermelha e Passo Fundo, as editoras Besourobox, Moderna, Nova Fronteira, Avis Brasilis e Biruta, o projeto Jornada em Movimento também conta com o apoio cultural do Sesc.

Mais informações em www.upf.br/16jornada, no link Jornada em Movimento, Encontro com Escritores.