Ensino

A Indústria 4.0 e a quarta revolução industrial

22/08/2019

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Curso de especialização da UPF oferece capacitação para profissionais atuarem de forma digital

O mundo mudou em diferentes aspectos –econômicos, sociais, educacionais – e a tecnologia é um dos grandes propulsores dessa mudança. Dessa forma, as relações de trabalho e as funções foram altamente impactadas, para dar espaço a novas profissões e a novas oportunidades no mercado de trabalho. 

De acordo com o professor Me. Auro Cândido Marcolan, da Universidade de Passo Fundo (UPF), o termo "Indústria 4.0" teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão, hoje sendo um símbolo da quarta revolução industrial, que busca a fabricação inteligente e a manufatura inteligente. “A Indústria 4.0 produz um produto digital e personalizado, transformando a manufatura concentrada e focada em produção padronizada e de larga escala, ou seja, uma fabricação desconcentrada, digital, centralizada e focada no cliente”, explicou.

De acordo com Marcolan, os principais pilares da Indústria 4.0 são: internet das coisas, computação em nuvem, big data, segurança cibernética, robôs autônomos ou autômatos mecânicos, simulação virtual, manufatura aditiva, realidade aumentada e integração horizontal e vertical dos sistemas, entre outros. “Se falarmos da terceira revolução industrial, que já mudou a vida de cada pessoa, a quarta revolução industrial vai mudar a sociedade inteira. Por exemplo, com a manufatura aditiva, o conceito de manufatura vai mudar totalmente, com a fabricação inteligente, os perfis de funcionários vão mudar radicalmente, o jeito de trabalhar também. Com os produtos e serviços inteligentes, interligados pela internet das coisas, o modo de operação e funcionamento da sociedade vai ser bem diferente e melhor do que é hoje”, destacou Marcolan.

UPF oferece especialização em Manufatura Avançada e Produção Inteligente 
Com o objetivo de abordar as novas tecnologias trazidas por esse cenário, a UPF oferece a especialização em Manufatura Avançada e Produção Inteligente, preparando e atualizando profissionais de diferentes áreas para atender a uma demanda crescente por pessoas qualificadas capazes de aplicar soluções de manufatura inteligente exigidas por essa evolução.

As aulas ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados, pela manhã e à tarde.  O curso conta com a participação de professores reconhecidos nas áreas de atuação e oferece um rol de disciplinas que possibilitam uma ampla visão sobre a aplicação de soluções em diferentes áreas que envolvem a indústria 4.0. “A UPF está unindo docentes de diversos cursos junto com os professores convidados reconhecidos nacionalmente na área, trazendo as tecnologias de manufatura avançadas e produção inteligente para a região de Passo Fundo, qualificando e especializando, pela primeira vez, os profissionais em projeto, fabricação, simulação e análise de produtos inteligentes”, destacou o coordenador do curso de especialização, Dr. Wu Xiao Bing. 

Ainda conforme Bing, a especialização capacita e habilita os profissionais na otimização e no gerenciamento moderno da produção inteligente, na tecnologia da informação e sua aplicação na indústria moderna, ajudando as empresas da região a enfrentar os desafios da quarta revolução industrial. 

Inscrições
As inscrições para a especialização podem ser feitas até o dia 4 de setembro. Para inscrever-se, basta acessar o site  upf.br/ensino. Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui ou pelo e-mail fearpos@upf.br.