Ensino

A gestão e a conservação da água são tema de TCC de acadêmica da Engenharia Civil

19/07/2018

18:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), promoveu, no dia 29 de junho, a VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil. Um dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados foi “Metodologias para gestão de conservação de água no município de Camargo”, da acadêmica Greice Dallacorte Borelli. 

O trabalho foi orientado pela professora Dra. Simone Fiore, da área de Hidráulica e Saneamento do curso de Engenharia Civil. Conforme a acadêmica, foi realizada a análise  da situação do município, em termos hídricos, no sistema de abastecimento de água. “É importante o estudo, porque a água é fonte de vida, a gente precisa entender o quanto é importante conservá-la”, disse.

Conforme a acadêmica, o Brasil é considerado um país rico em termos hídricos, contudo, sofre com a má distribuição natural desses recursos. Após a análise, Greice propôs metodologias possíveis de serem adotadas pela prefeitura de Camargo e voltadas à conservação de água. “Sempre observei que não havia a preocupação que se deveria ter e  o modo como a prefeitura é responsável pelo abastecimento, faltava um pouco de atenção nisso. Por isso, resolvi fazer um TCC que pudesse contribuir de alguma forma para essa questão da água”, explicou.

Ao longo do semestre, os acadêmicos desenvolvem um projeto de TCC. Após esse projeto ser aprovado por uma banca, os alunos passam a realizar as análises para, ao final do semestre, entregar um relatório final de trabalho de conclusão, realizando a apresentação do pôster de TCC.  Ao todo, 46 trabalhos foram apresentados na VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil, que ocorreu no prédio do Centro Tecnológico da Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec).