Ensino

50 anos de amizade, superações e boas histórias

06/12/2021

14:20

Por: Caroline SImor - Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli / Arquivos FAMV

Alegria e afeto marcaram a celebração das cinco décadas da primeira turma de Agronomia da UPF

Há 50 anos uma outra realidade fazia parte da vida dos profissionais que buscavam formação. Para quem estava abrindo caminhos, os desafios e superações eram rotina. Mas esse tempo também proporcionou o surgimento de amizades e vínculos que seguem firmes até hoje. Foi assim que a primeira turma do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) construiu a sua história, dando início a um dos melhores e mais consolidados cursos do Estado e do país. No sábado, 04 de dezembro, ex-professores, egressos e familiares participaram de um momento de confraternização para celebrar a data.

Relembrar os bons momentos e compartilhar experiências vividas ao longo da carreira também pontuaram o encontro que ocorreu na Faculdade de Agronomia, Campus I da UPF. Os egressos lembraram de histórias marcantes, como a oportunidade em que professores e estudantes ajudaram a construir a Biblioteca dando suporte para que a UPF conseguisse aprovação para ser universidade. 

E essa ação, segundo os ex-alunos, era apenas uma entre tantas que marcaram a forma como a turma viveu todo o período de graduação: parceria, ajuda, esforço coletivo e individual para fazer a diferença.

“Um dos momentos que mais me marcaram foi o pedido do Ministério da Educação que, ne época, disse que faltava uma biblioteca para que a Universidade fosse efetivada. Então, todos os professores, e até os estudantes, foram para suas casas e trouxeram seus livros e em questão dias montamos uma biblioteca. E hoje estamos aqui celebrando os 50 anos desta primeira turma. Diferentes, pois temos alguns anos a mais e alguns cabelos brancos também, mas temos o mesmo afeto e respeito, uns pelos outros e pela Instituição. Esse momento, que nos foi permitido ser presencial, é marcante para mim e desejo que essa partilha traga felicidade para todos” – Moisés Souza Soares, ex-professor

“Nossa turma sempre teve algo diferente. Sempre tivemos uma ligação que foi além da sala de aula. Me lembro de momentos em que nos ajudamos, como quando nos unimos para ajudar um colega que não conseguiria se formar porque não tinha condições financeiras. Todos ajudaram. Ninguém ficou de fora. Esse era o nosso espírito” – Ilson José Pretto, egresso

“O importante não é ser feliz, é estar feliz. São muitos os episódios marcantes que fizeram parte da história dessa turma. Tenho por todos um carinho muito grande e é uma emoção celebrar esses 50 anos” – Daniel Viuniski, ex-professor

Formação profissional e humana que impactou na sociedade

Uma placa também descerrada para homenagear a turma

Ao olhar para os profissionais e ouvir suas trajetórias, o diretor da FAMV, professor Dr. Eraldo Zanella, observou que foi possível ter a noção do quão importante foi e é a Universidade no desenvolvimento local, regional e do Estado, sem falar nos profissionais que saíram do Rio Grande do Sul e fizeram história por todo o Brasil. 

Envolvidos nas mais diversas áreas como grãos, maquinário, alimentos e na pesquisa, eles participaram ativamente dos avanços e das transformações na agricultura. “Foi dessa realidade e da necessidade de sempre melhorarmos os processos e ampliar a produção que nasceu, há 60 anos a Faculdade de Agronomia. Foram muitos desafios pelo caminho, mas hoje, com um ensino qualificado, o curso já colocou no mercado mais de 2 mil profissionais que, como os primeiros, estão aí para participar da história”, pontuou o diretor.

Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, os formandos de 1971 são o DNA da UPF. Eles, que chegaram antes mesmo da Universidade, deram o tom do que a Instituição é hoje. “Uma experiência única estar aqui no meio deles, sentindo um pouco do que foi a turma, profissionais que viveram uma história de luta, de sucesso e que foi tecendo a nossa história. Ao fazer a leitura do livro dos 50 anos, percebi que muitos estudantes eram de fora de Passo Fundo, contemplando mais de 15 cidades diferentes, mostrando a contribuição desta turma para o desenvolvimento de toda a região, do Brasil e também para fora do país”, ressaltou, pontuando que o caminho iniciado por eles segue sendo melhorado, com uma Universidade mais dinâmica e preparada para os novos tempos.

Ex-diretor da Faculdade, o professor Hélio Rocha foi um dos convidados e destacou a importância do legado deixado pela primeira turma. Para ele, mais do que profissionais qualificados, pessoas que atuam para melhorar a sociedade. “Cada um que passa por aqui deixa parte de sua história e contribui com a própria Instituição. Essa relação, que constrói profissionais e pessoas, é fundamental e esses momentos fortalecem os vínculos criados, nos fazendo ainda melhores”, ressaltou.

Alameda dos Pinheiros

A cada turma formada, um pinheiro foi plantado. A ideia nasceu em 1983, quando, no dia 10 de dezembro, foram plantadas as primeiras árvores representando cada uma das turmas até aquele ano. 

Em janeiro será plantado o 90º Pinheiro que agora integra a “Alameda dos Pinheiros da Agronomia – Memória e legado dos Engenheiros Agrônomos formados pela UPF”. Para o coordenador do curso de Agronomia, professor Dr. Vilson Klein, foi um desafio encontrar todos e fazer os convites. Uma busca na história que trouxe boas lembranças e memórias que ficarão para sempre. Ao inaugurar a Alameda, ele agradeceu aos presentes e frisou a importância do encontro e da participação de cada um no crescimento do curso e da Universidade. “Foi um dia muito especial, de compartilhamento, de emoção e de recordações. Essa turma tem um carinho especial pela Universidade e a Instituição tem um sentimento de gratidão para eles, por tudo que fizeram e pelo que representam”, disse.

Ao final do evento, eles fizeram a tradicional foto em frente à Faculdade e também o abraço ao pinheiro que representa a turma de 1971.