Ensino

Diversas áreas do Jornalismo são temas do 15º Making Of

03/05/2021

14:20

Por: Núcleo Experimental de Jornalismo/Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Evento ocorre de 10 a 12 de maio, de forma on-line

Em ano de crise de saúde, ambiental e onde a compreensão de dados é cada dia mais importante, o curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove uma nova edição do já tradicional evento Making Of. Com convidados renomados nas áreas, os acadêmicos poderão participar da programação on-line pelo segundo ano, a qual acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, às 19h30min, pelo Google Meet.

Tendo como tema “Jornalistas: Múltiplos e Essenciais”, o Making Of chega a sua 15ª edição consolidado como um importante espaço de debate e reflexão sobre o exercício do jornalismo. Promovido pelo colegiado do curso, a atividade contabiliza horas complementares para os estudantes de Jornalismo.

Múltiplos olhares sob o jornalismo
Graças ao novo formato, em 2020 foi possível viajar o mundo sem sair da frente dos computadores. Em 2021, os futuros jornalistas participarão de uma edição do evento criada especialmente para discutir as inúmeras possibilidades que se abrem no campo do jornalismo e os múltiplos olhares sobre essa profissão, que se torna cada vez mais essencial.

Serão três dias de trocas de experiências e vivências entre os convidados, mostrando na prática para os alunos como é a atuação do profissional no mercado.

O link de acesso ao evento será enviado antecipadamente aos estudantes. Conheça os temas e quem são os convidados:

10.05 - Jornalismo de Dados
O 15º Making Of inicia com muito conhecimento sobre Jornalismo de Dados. No dia 10, estarão conversando com os acadêmicos a jornalista Naira Hofmeister, freelancer em veículos nacionais e internacionais, como Agência Pública, El País e The Intercept, premiada pelo Prêmio ARI e pelo Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul; e a egressa do Jornalismo FAC/UPF, Fernanda da Costa, especialista em Direitos Humanos, jornalista da Ong Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, já trabalhou também como coordenadora de comunicação da Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos e foi repórter do Jornal da UFRGS.

11.05 - Jornalismo e Saúde
Falar sobre Jornalismo e Saúde em ano de pandemia é imprescindível! Para isso, os convidados da segunda noite, dia 11, são a chefe de redação e jornalista responsável pelo Portal Drauzio Varella, Mariana Varella. Além dela, o jornalista, repórter da editoria de Saúde, Ciência e Ambiente da Folha de São Paulo, Phillippe Watanabe, também contará sua experiência profissional na cobertura da área. O tema também será abordado pela egressa do curso e especialista em Jornalismo em Mídias Digitais pela FAC/UPF, assessora de comunicação do Hospital São Vicente de Paulo há oito anos, Caroline Silvestro.

12.05 - Jornalismo e Meio Ambiente
No último dia, o tema é Jornalismo Ambiental. Conversarão com os alunos sobre o assunto as jornalistas Eloísa Loose, pós-doutora em Comunicação e Mudanças Climáticas pela UFRGS, autora do livro Jornalismo e Riscos Climáticos; e Vívian Viríssimo, egressa do Jornalismo FAC/UPF, mestre em Jornalismo pela UFSC, Editora Brasil de Fato-SP e assessora da Associação Estadual de Defesa Ambiental (Aedas).