Geral

O mundo mudou: confira 10 habilidades que um gestor precisa ter nesse novo cenário

29/09/2020

07:37

Por: Assessoria de Imprensa

As mudanças atuais exigem que os profissionais atualizem as suas habilidades, especialmente para aqueles que são ou querem atuar na gestão, aqui, você confere 10 delas

O mundo mudou e, com ele, as habilidades e competências necessárias, especialmente na gestão, também se transformaram. Mas o que é preciso para estar atualizado e atuar de forma mais sistêmica e consistente, e estar apto a lidar com a complexidade da contemporaneidade? 

O professor Me. Anderson Neckel, coordenador do MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios, elaborou uma lista com dez habilidades necessárias na gestão. Confira:

1 - Visão Estratégica

Profissionais de gestão necessitam integrar estratégias diferentes, conhecer novas abordagens e métodos, de modo a criar um impacto mais amplo e significativo para todos os stakeholders institucionais.

2 - Fazer a interface com outras áreas da empresa

Não faz mais sentido ficar dentro de uma caixinha departamentalizada. O mercado não comporta mais empresas com estruturas lentas, burocráticas e hierarquizadas para tomada de decisão, e a interface com outras áreas é um ponto crucial para criar estratégias eficazes e mais agressivas.

3 - Adaptabilidade e Flexibilidade

Adaptação para mudanças da empresa e do mercado, pois além de possuir habilidades de aceitar mudanças, deve também ter a habilidade de mudar as estratégias de gestão rapidamente.

4 - Persuasão

Persuadir colaboradores e clientes céticos é um grande desafio e depende de uma visão estratégica para proporcionar o melhor resultado, por isso o poder de persuasão em vários níveis é fundamental.

5 - Team player

Saber interagir, desenvolver, treinar, apreciar e prover valores para os membros do seu time é outro fator importante. As capacidades de liderança são fatores que devem ser desenvolvidos com o objetivo de proporcionar maior produtividade para uma equipe.

6 - Conhecimento em User Experience

Colocar-se na perspectiva do usuário/cliente como a espinha dorsal de qualquer fluxo de experiência, seja ele um processo de compra, troca de informação ou teste. Neste sentido, o desenvolvimento desta habilidade vai facilitar o desenvolvimento de estratégias que criem vínculos mais fortes e potencializem o engajamento dos consumidores com a marca.  

7 - Data-Driven 

Ser orientado a dados e ter um perfil analítico é fundamental em um mercado altamente competitivo. Isso facilita a tomada de decisões futura, pois a tecnologia pode auxiliar a testar e validar hipóteses, cenários e mercados. 

8 - Aprender a Aprender

Num mundo de mudanças rápidas, é fundamental que os gestores tenham fome de aprendizado. Ser um profissional curioso, observador e que entende e propõe o teste de novas ferramentas, funcionalidades e processos é o perfil que hoje mais se destaca no mercado.

9 - Curiosidade, Criatividade e Inovação

Curiosidade está diretamente ligada ao conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, por isso se torna um fator importante. Constantemente novas estratégias estarão disponíveis para serem aprendidas e um grande grau de curiosidade permitirá entender com sucesso como melhorar os processos e procedimentos internos.

Além disso, o mercado exige novas soluções para novos problemas, por isso a criatividade é importante. Com a tecnologia trazendo reinvenções constantes, os gestores devem ter a capacidade observar com atenção o universo de possibilidades à sua volta e trazer à sua realidade aquilo que pode proporcionar maior resultado.

10-Ter prontidão tecnológica

Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução.