Curso de extensão

(Multi)letramentos e multimodalidade: oficinas teórico-práticas para professores da educação básica

  • De 30 de setembro a 18 de novembro

  • das 19h às 21h30min

  • On-line

Nas sociedades contemporâneas, a leitura e a escrita de signos verbais e não verbais já não são suficientes para contemplar práticas discursivas eficazes em um mundo repleto de significados. Novos modos de fazer educação precisam ser pensados e que permitam a produção, a criação e o compartilhamento de ideias e saberes, no trato da multimodalidade, através de práticas de (multi)letramentos no ensino de línguas.

As novas tecnologias mudaram substancialmente o modo como nos comunicamos, além dos recursos como telefone e rádio, atualmente a comunicação está cada vez mais visual, as imagens estão em todos os lugares, na internet a partir de dispositivos eletrônicos, placas, redes sociais, propagandas, além de gestos, esculturas e pinturas, só para citar alguns exemplos.

Desse modo, ler e escrever é de extrema importância para a integração social, política e cultural. Durante muito tempo, o foco ficou restrito ao ensino e aprendizagem da escrita e com foco na alfabetização e no letramento dos alunos. Hoje, percebe-se a importância que deve ser atribuída ao ensino da leitura e da escrita de textos multimodais com foco nos (multi)letramentos.

Para isso, faz-se necessário proporcionar aos professores, da educação básica, conhecimentos teóricos sobre os conceitos de multimodalidade e de (multi)letramentos, bem como oportunizar práticas discursivas em e com textos multimodais para que possam perceber a importância desses conceitos e práticas no processo de ensino-aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador da educação básica, também enfatiza a necessidade da inserção de textos multimodais na sala de aula e na formação de alunos (multi)letrados.

Objetivos
Oferecer embasamento teórico propondo atividades práticas multimodais em textos para o desenvolvimento dos (multi)letramentos em sala de aula;

Discutir conceitos teóricos sobre multimodalidade e (multi)letramentos em textos, nos variados gêneros discursivos, para práticas de ensino da educação básica;

Refletir acerca da relevância e aplicação de práticas multimodais no ensino a partir do que prevê a BNCC;

Estimular os docentes da educação básica para o exercício de práticas de ensino utilizando gêneros discursivos multimodais para os (multi)letramentos dos alunos.

Inscrições
Até 04/10

Período de realização do curso
30/09 a 18/11/2021- Todas as quintas-feiras das 19h às 21h30min
Carga horária total20 h

Investimento
Público em geral: R$ 50,00 
Desconto 5% à vista: R$47,50

Modalidade
On-line 

Ministrantes

Ana Lucia Rodrigues Guterra: Doutora em Letras (UPF/2020), Mestra em Letras (URI/2015), Licenciada em Letras (URI/1991), coordenadora do Polo Universidade Aberta do Brasil em Seberi, professora da educação básica.
Daiane Zamoner: Doutoranda em Letras (UPF) contemplada com bolsa Capes. Mestra em Letras (UPF/2012).
Mayara Corrêa Tavares: Doutoranda em Letras (UPF) contemplada com bolsa Capes. Mestra em Letras (UPF/2019). 

Coordenação
Ernani Cesar de Freitas - ecesar@upf.br